Sobreaquecimento afeta parque tecnológico do TRT-MA
Na manhã do último domingo (22/4), o Datacenter do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) foi acometido por uma falha no sistema de refrigeração, que ocasionou o desligamento de diversos equipamentos. É no Datacenter que são hospedados todos os serviços de Tecnologia da Informação, tais como o site do Tribunal e o Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).
O desligamento do Datacenter é automático e serve como uma medida de proteção contra os danos que podem ser causados por uma situação de sobreaquecimento. No domingo, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) registrou temperaturas nos equipamentos que superaram os 47ºC. Em uma situação normal, a temperatura não deve ultrapassar 30ºC.
Servidores da CTIC e técnicos da empresa responsável pela manutenção do Datacenter estiveram, ainda no domingo, no TRT-MA e conseguiram conter o incidente às 22h30. No entanto, os efeitos do sobreaquecimento reapareceram na segunda-feira (23/4), causando a indisponibilidade de diversos sistemas (SUAP, SAPT, site, Intranet, Spark etc), exceto do PJe. Essa segunda ocorrência foi sanada às 12h30.
Apesar do incidente ter sido contornado e os sistemas já estarem em operação, o Datacenter continua em estado de reparo pela contratada.
Com informações da CTIC.