Suporte Técnico do TRT-MA melhora atendimento com Manutenção Preventiva
quarta-feira, 21 de Março de 2007 - 9:01
Redator (a)
Wanda Cunha
Equipe do Suporte Técnico do TRT-MA
O Suporte Técnico do TRT-MA (SUTEC) vem adotando, desde o final do ano passado, um sistema de trabalho que tem permitido um atendimento rápido e eficaz às unidades administrativas do TRT, inclusive às Varas do Trabalho da capital e do interior. O serviço do SUTEC é terceirizado pela empresa VRM – Empreendimentos e Serviços Ltda e está subordinado à Diretoria de Informática do Tribunal.
Segundo o técnico da VRM José Raimundo Pinheiro Santos (Netinho), o primeiro passo foi a reestruturação do setor: os materiais que estavam em desuso foram devolvidos à Diretoria de Material e Patrimônio e os que mereciam reparo foram consertados e reaproveitados. “A administração do Tribunal também adquiriu novos equipamentos e instalou novos micros”, enfatizou.
O diretor-geral, Júlio César Guimarães, e o diretor de Informática, Ary Arruda Gomes de Sá Filho, elaboraram uma campanha de Manutenção Preventiva, cujo objetivo é permitir que o Setor de Suporte dê assistência às unidades do Tribunal, sem esperar que os usuários solicitem os serviços. A manutenção é permanente e facilita o melhor desempenho dos equipamentos, colocando, por exemplo, uma impressora que está sozinha num micro, para funcionar no grupo.
Também, os técnicos estão dando informações básicas aos usuários: como desligar corretamente o equipamento (clicar em iniciar, desligar, desativar e, após, desligar o estabilizador); como proceder durante a falta de energia (desligar os equipamentos e só os ligar após 10 minutos do retorno da energia), pois as fontes ou os discos rígidos dos computadores podem queimar.
Os usuários também recebem instruções sobre vírus e orientações para reconhecer e evitar o Spyware,um programa de computador que colhe informações sobre o usuário e seus costumes na internet para transmiti-las a entidades externas sem seu conhecimento e consentimento. O Serviço de Informática dispõe do Spyboot, um programa que combate o Spyware.
A manutenção preventiva vai ser estendida às Varas do interior. Por enquanto, o Sutec desenvolve naquelas VT’s serviços remotos, ou seja, através de uma máquina instalada no Tribunal, o técnico acessa a distância qualquer máquina que apresente defeito. Se não conseguir consertá-la, ele viaja até a unidade para solucionar o problema, procedendo a serviços corretivos e preventivos simultaneamente.
Segundo a diretora de Secretaria da 1ª Vara de São Luís, Josemary de Jesus, o Sutec do TRT está atendendo com presteza às solicitações da vara. “Aqui, uma máquina não pode parar, senão tudo pára. Os técnicos sabem disso e, assim que solicitamos um serviço, eles nos atendem prontamente”, disse a Diretora de Secretaria da 4ª VT da capital, Tereza Cristina Ferraz.
Os servidores do tribunal Marilda e José Alves recebem, por telefone, as solicitações de serviços e as transferem a um dos cinco técnicos de manutenção: Dionísio Conceição Santos Ferreira, Manoel Martins Torres Júnior, Douglas Henrique Martins de Lira, Francisco Alvilene de Carvalho Vidal e Netinho. O trabalho é feito com a utilização de Walk Talk, um rádio que possibilita a comunicação rápida entre os técnicos para a prestação imediata dos serviços solicitados.