Suspenso expediente na VT de Santa Inês nesta sexta-feira (14)

quinta-feira, 13 de Março de 2014 - 7:16
Redator (a)
Wanda Cunha

Não haverá expediente na Vara do Trabalho de Santa Inês nesta sexta-feira (14), em virtude do feriado comemorativo ao dia oficial de emancipação política daquele município. Os prazos judiciais vencíveis neste dia ficam suspensos e só vencem na segunda-feira (17).

O município de Santa Inês, a 243 km de São Luís, conseguiu sua emancipação por meio da Lei Complementar nº 2.773, de 19 de dezembro de 1966, data da aprovação do projeto do deputado estadual Eurico Galvão pela Câmara Estadual do Maranhão.  Entretanto, conforme o art. 5 do Projeto de Lei, estava previsto que a instalação do município deveria coincidir com a posse do prefeito eleito, fato que se deu em 14 de  março de 1967, data em que tomou posse o interventor Josué Diniz Alves e, consequentemente, em que se comemora o aniversário da cidade.

Igual à sua cidade-mãe Pindaré-Mirim, Santa Inês tem sua origem ligada ao Engenho Central, centro industrial produtor de cana de açúcar no Século XIX. Surgiu, primeiramente, de uma fazenda de corte de cana que, depois, virou um local conhecido como Ponta de Linha, que faria parte de um projeto de linha férrea para abastecer cana no engenho. O projeto não conseguiu sucesso e, já no início do Século XX, a localidade passou a chamar-se Santa Inês, um distrito de Pindaré-Mirim. Com sua economia em alta nos anos 60, acabou emancipando-se politicamente de Pindaré e, em 2014, comemora 47 anos.

Vara do Trabalho de Santa Inês – A titular da vara trabalhista é a juíza Fernanda Franklin da Costa Ramos Belfort, e o diretor de secretaria, Efren Leite da Cruz Segundo. A vara tem jurisdição em Santa Inês, Alto Alegre do Pindaré, Araguanã, Arari, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Cajari, Cantanhede, Centro do Guilherme, Conceição do Lago-Açu, Governador Newton Bello, Igarapé do Meio, Maranhãozinho, Miranda do Norte, Monção, Nova Olinda do Maranhão, Penalva, Pindaré-Mirim, Pio XII, Presidente Médice, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, São João do Carú, Satubinha, Tufilândia, Vitória do Mearim e Zé Doca. A VT foi criada por meio do Decreto nº 8.432/1992, e sua sede fica localizada na Av. Castrelo Branco, nº 2.442.

6 visualizações