Titular da VT de Pedreiras reúne-se com gerentes do BB e Caixa para estreitar parceria e agilizar procedimentos

quarta-feira, 11 de Junho de 2014 - 16:06
Redator (a)
Suely Cavalcante

O juiz Leonardo Henrique Ferreira, titular da Vara do Trabalho (VT) de Pedreiras, esteve reunido na última segunda-feira (9), na sede da VT, com gerentes gerais do Banco do Brasil e da Caixa em Pedreiras, respectivamente, Cristian Noleto Silva e Josinaldo Vieira Mendes, e com a supervisora de atendimento da Caixa, Nayana Régis Gomes. Além de ser uma reunião de apresentação, tendo em vista que o magistrado foi removido, no mês passado, para a titularidade da vara trabalhista, foi também uma oportunidade de estreitar relacionamento com as instituições parceiras da Justiça do Trabalho, bem como de explicar o estabelecimento de novas rotinas visando à agilização da prestação jurisdicional na VT.

O juiz Leonardo disse que está adotando na Vara do Trabalho de Pedreiras rotinas que foram introduzidas com sucesso na VT de Estreito, no Sul do Maranhão, onde era titular antes de ser removido para a titularidade da Vara Trabalhista de Pedreiras. Uma delas é a expedição de despachos com força de alvarás. O procedimento, conforme o magistrado, encurta o processo e agiliza a prestação porque unifica atividades. Segundo Leonardo, por se tratar de uma nova rotina, os gerentes precisavam tomar conhecimento e ser orientados para não haver problemas na hora de apresentação do documento na instituição bancária. Além disso, os gerentes conheceram a equipe da VT, puderam tirar dúvidas de servidores sobre serviços bancários que ajudam a acelerar a atividade jurisdicional e também foram esclarecidos sobre outros procedimentos referentes à prestação jurisdicional.

Leonardo Ferreira explicou que a VT de Pedreiras e as instituições parceiras têm interesses mútuos, pois trabalham juntos para fins comuns, e buscam prestar serviços de maneira mais eficaz. “Há situações que podem ser resolvidas de modo mais simples e direto, para evitar burocracia, dar mais agilidade e tornar mais efetiva a prestação jurisdicional”, observou o magistrado. Para o juiz, a medida é uma forma criativa de superar a falta de servidores na vara trabalhista.

Os gerentes avaliaram positivamente a iniciativa do magistrado. Josinaldo Mendes afirmou que a receptividade não poderia ser melhor. Ele enfatizou que percebeu um interesse muito grande do magistrado em resolver as questões da atividade jurisdicional de forma ágil e prática. Por outro lado, afirmou que a equipe da Caixa está à disposição para colaborar com a Justiça do Trabalho.

Para Cristian Silva, a reunião foi muito proveitosa e as idéias apresentadas agradaram e só tendem a acelerar a prestação jurisdicional. “Já estamos implementando as medidas para tornar o processo mais ágil e todos vão sair ganhando”, ressaltou.

Na oportunidade, o juiz Leonardo Ferreira apresentou o novo diretor de secretaria da VT de Pedreiras, Luiz Pereira Sales; o diretor substituto, Leonildo Soares Santos, além dos demais servidores da vara trabalhista.

VT de Pedreiras – criada pela Lei n° 10.770/2003, a Vara do Trabalho de Pedreiras foi instalada em 29 de dezembro de 2005, em sede provisória. Em 16 de novembro de 2006, a vara ganhou sede própria e funciona desde então na Avenida Marly Bouéres, nº 1026. Além de Pedreiras, a jurisdição da VT abrange também os Municípios de Bernardo do Mearim, Capinzal do Norte, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lima Campos, Peritoró, Poção de Pedras, Santo Antônio dos Lopes, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto e Trizidela do Vale.

8 visualizações