Tomam posse as novas ouvidora e ouvidora substituta do TRT-MA

sexta-feira, 17 de Abril de 2015 - 12:08
Redator (a)
Rosemary Araujo
Desembargadoras Márcia Andrea e Solange Castro Cordeiro.

Na manhã desta quinta-feira (16), as desembargadoras Márcia Andréa Farias da Silva e Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro tomaram posse, respectivamente, nos cargos de ouvidora judiciária e ouvidora substituta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), para cumprimento do restante do mandato do biênio de 2014-2015, assim como do mandato completo do biênio 2016-2017. 

O desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, presidente do TRT-MA, presidiu a Sessão Ordinária Judicial e Administrativa do Tribunal Pleno e deu posse às magistradas, que foram eleitas na Sessão Extraordinária do dia 23 de fevereiro de 2015. Márcia Andrea assume o cargo em decorrência da renúncia do desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, que, na mesma Sessão de fevereiro, foi eleito diretor da Escola Judicial (EJud) do Tribunal. A desembargadora Solange Castro Cordeiro permanece no cargo de ouvidora substituta, pois, diante da renúncia do desembargador Gerson de Oliveira, declinou de assumir o cargo de ouvidora em função de outras atribuições judiciais.

A nova ouvidora pretende exercer o papel de conciliadora diante das manifestações que a Ouvidoria recebe tanto do público externo como do público interno. Márcia Andrea trabalhará junto aos setores responsáveis por responder às manifestações, visando a solucionar problemas e minimizar ruídos que interfiram na qualidade dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho no Maranhão. Ela tem como meta principal ampliar os canais de comunicação da Ouvidoria também com magistrados, servidores, terceirizados e estagiários, visando a facilitar ainda mais o acesso à informação e estabelecer relacionamentos institucionais cada vez mais satisfatórios, pelo atendimento célere e preciso das demandas.

Também participaram da sessão o desembargador James Magno Araújo Farias, vice-presidente e corregedor do TRT-MA; o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, diretor da Escola Judicial; a desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo; e o juiz convocado Francisco José de Carvalho Neto, titular da Vara do Trabalho de Timon. Na plateia, além de servidores, advogados e estudantes, os juízes substitutos Paulo Fernando da Silva Santos Júnior (da 5ª VT de São Luís) e Fernando Luiz Duarte Barboza (presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região - AMATRA XVI). 

Márcia Andrea Farias da Silva – Nascida no Rio do Janeiro, é graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Foi aprovada no primeiro Concurso Público realizado pelo TRT-MA para o cargo de Auxiliar Judiciário. Depois de formada, foi aprovada para o cargo de Técnico Judiciário/Área Fim no segundo concurso do TRT-MA. Exerceu, dentre outros, os cargos de fiscal do Trabalho, procuradora do Trabalho e coordenadora da Coordenadoria de Defesa dos Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos (CODIN). Assumiu o cargo de desembargadora federal do Trabalho em 2003, após concorreu à vaga do quinto constitucional reservada ao Ministério Público do Trabalho para a composição do TRT da 16ª Região. Foi eleita vice-presidente e corregedora do TRT-MA para o biênio 2007-2009, e presidente do Tribunal para o biênio 2009-2011. Quando no exercício da Presidência do TRT-MA, foi eleita pelo Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (COLEPRECOR) para representar a Região Nordeste no Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT). 

Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro – Especialista em Direito Público e Privado nas áreas de conhecimento de Direito do Trabalho, Direito Constitucional e Direito Civil, Teoria Geral do Direito, Teoria Geral do Processo, Filosofia e Sociologia, a desembargadora Solange Castro Cordeiro exerceu vários cargos públicos, dentre os quais o de docente em instituições de ensino de nível superior e de fiscal de rendas da Secretaria Municipal de São Luís.  A magistrada foi classificada em segundo lugar, em 1993, no concurso para provimento de cargo de juiz do trabalho substituto do TRT da Paraíba (13ª Região), com nomeação no mesmo ano; aprovada em terceiro lugar para juíza do trabalho substituta do TRT-MA em 1994, quando foi nomeada. Foi juíza titular da Vara do Trabalho de Caxias a partir de 1995 e da 4ª VT de São Luís, a partir de agosto de 2001 até março de 2014, quando tomou posse como desembargadora do Regional XVI. 

 

14 visualizações