Transcorre com tranquilidade a primeira etapa do concurso de juiz para TRT-MA

domingo, 11 de Setembro de 2011 - 17:42
Redator (a)
Edvânia Kátia

O domingo foi de prova para os candidatos que concorrem ao cargo de juiz  do Trabalho substituto no Maranhão. Eles se submeteram a 100 questões objetivas na primeira etapa do concurso, que aconteceu durante todo o dia no Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Uniceuma), no Campus  Renascença. Dados parciais indicam um total de 132 faltosos do total de 1.164 inscritos. A abertura do concurso foi feita às 8h30 pela vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, pelo diretor da Escola Judicial do TRT, desembargador James Magno Araújo Farias, e pelo advogado Caldas Góis Júnior, conselheiro federal da OAB. As provas foram encerradas às 18h30. O concurso está oferecendo quatro vagas imediatas.

A desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo enfatizou que o concurso transcorreu num clima de tranqüilidade, sem  o registro de nenhum incidente . Ela afirmou ainda, que com a conclusão do processo, os quadros da Justiça do Trabalho do Maranhão serão reforçados por juízes preparados. “Ao final do concurso, com certeza,  os melhores candidatos ingressarão nos quadros da Justiça do Trabalho do Maranhão”, destacou.

O desembargador James Magno elogiou o trabalho desenvolvido pela Comissão Examinadora, pela secretaria do concurso e pelos servidores que atuaram como fiscais e no apoio das atividades. “Considero um sucesso absoluto a primeira etapa, pela transparência com que foi realizada, pelo trabalho criterioso da comissão examinadora e pelo clima de tranqüilidade que marcou este dia de prova, sem nenhum incidente”, disse.

A comissão examinadora foi integrada pela vice-presidente da OAB-MA, Valéria Lauande, e pelos juízes do Trabalho Bruno de Carvalho Montejunas (titular da Vara do Trabalho de Presidente Dutra) e Gabrielle Boumann (3ª Vara do Trabalho de São Luís). A secretaria do concurso está sendo realizada pela servidora Ana Lúcia Rocha Silva, auxiliada pela também servidora Tatiana de Morais Lacerda e Silva.

A partir desta segunda começam a contagem dos prazos. O gabarito será divulgado no dia 14 no Diário Oficial da União e no site do TRT-MA (www.trt16.jus.br). No dia 16 encerra-se o prazo de vista de Folha de Respostas. No dia 20 é o final do prazo para recurso das questões da prova objetiva seletiva. No dia 26 ocorre a sessão pública de julgamento dos recursos e no dia 30 a sessão pública de identificação de provas e resultado. A publicação acontece no mesmo dia.

A segunda etapa do concurso começa no dia 16 de outubro. Os candidatos vão se submeter a primeira prova escrita discursiva. A segunda prova escrita (prova de sentença) está agendada para o dia 11 de dezembro a partir das 8h.

A terceira etapa que consiste na inscrição definitiva acontece no período de 30 de janeiro a 13 de fevereiro de 2012. Nesta etapa os candidatos devem apresentar documentos e exames médicos. A quarta etapa será a prova oral e acontece  nos dias 10 e 11 de abril. O sorteio da ordem de argüição dos candidatos e de pontos ocorre no dia 9 de abril às 15h. No dia 13 acontece a sessão pública de divulgação do resultado.

A quinta etapa é a prova de títulos e ocorre no dia 24 de abril de 2012. A homologação do concurso está prevista para o dia 22 de maio de 2012. O calendário do concurso pode está sujeito a alterações. O edital com anexos, conteúdo programático e demais informações podem ser acessados no site do TRT-MA.

 

1 visualização