Treinamento em PJe reúne parte dos novos servidores no segundo dia da Formação Inicial
O curso de Formação Inicial de Servidor, realizado pela Escola Judicial (Ejud) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), oferecido para os 42 recém-empossados servidores, teve continuidade na manhã desta quarta-feira (14). Para as atividades do dia, os participantes foram divididos em dois grupos. Analistas Judiciários, Área Judiciária; Analistas Judiciários, Especialidade Oficial de Justiça Avaliador Federal; e Técnicos Judiciários participam do treinamento em PJe (Sistema de Processo Judicial Eletrônico). E os Analistas Judiciários, Especialidade Tecnologia da Informação, estão participando de atividades na Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT-MA.
O treinamento em PJe foi ministrado pelo instrutor e servidor Gutemberg Pereira Vidal, na Sala de Treinamento da Escola Judicial. As atividades foram desenvolvidas pela manhã e prosseguem no período da tarde. Gutemberg apresentou um breve histórico sobre o PJe; explicou o funcionamento do sistema de e-Gestão, e esclareceu que cada um tem um uso específico, que se complementam. Em seguida, passou à parte prática do treinamento do PJe, mostrando o funcionamento do sistema para os novos servidores.
Gutemberg esclareceu que o objetivo maior do treinamento é mostrar o sistema PJe, na teoria e na prática. “A turma passou pela introdução aos conhecimentos básicos na utilização do sistema e nas atividades mais comuns. Também foram apresentadas as diretrizes técnicas e fundamentais do sistema, como a função do Agrupador; A criação de expediente de secretaria; O lançador de movimentos, por exemplo”. As atividades do treinamento encerraram às 17h30.
Corregedoria - nesta quinta-feira (15), a partir das 8h, na Sala de Treinamento da Ejud, os mesmos servidores participam do treinamento sobre a Secretaria da Corregedoria do TRT. Além das atribuições da Corregedoria, serão repassadas informações sobre o Provimento Geral Consolidado, publicação da Corregedoria que tem por finalidade sistematizar as normas regulamentares do primeiro grau de jurisdição e propiciar a uniformização de procedimentos e a racionalização das atividades forenses das Varas do Trabalho. Também será feita a apresentação do e-Gestão (Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho no âmbito de primeiro e segundo graus de Jurisdição). O treinamento será ministrado pelos servidores da Corregedoria Marcos Pires Costa (secretário), Fabiana Santalucia Fernandes e Olívia Oliveira Almeida.
O treinamento para servidores da área de TI também continua.
PJe – é um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a automação do Judiciário. O objetivo principal é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho. O TRT-MA começou a trabalhar com o PJe em outubro de 2013.