TRT-16 adota sistema de monitoramento de desempenho para servidores 

terça-feira, 23 de Julho de 2024 - 15:34
Redator (a)
Gustavo Melo

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC), implantou o Sistema de Monitoramento de Desempenho (SMD), ferramenta criada pelo TRT-14 (Rondônia/Acre) e desenvolvida para avaliar e acompanhar o desempenho individual e coletivo dos servidores, principalmente daqueles lotados na área administrativa do Tribunal, inclusive, os que trabalham de forma remota.
O SMD monitora e coleta automaticamente dados das atividades realizadas pelos servidores nos sistemas do Tribunal, fornecendo aos gestores, servidores e à alta administração informações valiosas sobre as atividades executadas e a produtividade dos servidores.  O novo sistema gera relatórios detalhados e oferece uma visualização das informações sob várias perspectivas, seja por sistemas específicos, unidades organizacionais ou diferentes períodos.
Nesta primeira versão, o SMD integra várias ferramentas essenciais para o funcionamento administrativo do Tribunal, como o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), o Google Workspace (incluindo Chat, Drive, Calendar e Meet), o GLPI (ferramenta de gestão de serviços de TI), a Intranet e o GIT (ferramenta utilizada pela SETIC para gerenciar e controlar versões de documentos e códigos). A medição de produtividade mais efetiva em todas as unidades do Tribunal se dará à medida que outras ferramentas sejam incluídas.
Por meio do novo sistema, as servidoras e os servidores terão acesso aos registros de sua produtividade mediante uso do login e senha individuais. Os gestores poderão acompanhar os registros de todos que estejam lotados em sua unidade respectiva.
Com a implementação do SMD, o TRT-16 espera aumento na eficiência operacional e na produtividade, pois a ferramenta proporciona informações detalhadas sobre as atividades executadas. Essas informações podem ser usadas tanto para aprimorar os processos de trabalho quanto para melhorar as decisões sobre a alocação de recursos e a distribuição de tarefas.  
A iniciativa também está alinhada com o plano de ação estabelecido para melhorar o teletrabalho, proposto pelo Subcomitê de Teletrabalho do TRT-16, depois que uma auditoria realizada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) apontou a necessidade de medir a produtividade dos servidores nesse regime de trabalho.
Sistema de Monitoramento de Desempenho (SMD)
O Sistema de Monitoramento de Desempenho (SMD) foi desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação do TRT-14 (Rondônia/Acre), durante a pandemia da Covid-19, por conta da necessidade do trabalho remoto. No Regional maranhense, a ferramenta já está disponível para utilização e pode ser acessada em https://smd.trt16.jus.br
Além disso, um manual básico de utilização está disponível para os usuários que queiram entender melhor o funcionamento e aproveitar da melhor forma a sua utilização. Acesse o Manual.
Capacitação dos Servidores
O SMD é um ambiente virtual amigável e de fácil manuseio. Além do manual detalhado, a Escola Judicial do TRT-16 já incluiu no Plano Anual de Capacitações de 2024 um curso sobre o novo sistema, previsto para ocorrer em agosto/2024, com a data exata a ser confirmada em breve. 

 

435 visualizações