TRT-16 apoia formação profissional de jovens por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Inclusiva

terça-feira, 11 de Novembro de 2025 - 10:50

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) recebeu sete novos aprendizes, com idades entre 14 e 17 anos, que passaram a integrar as atividades práticas no Tribunal, após participação em aulas teóricas ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-MA). A participação desses jovens para o Programa de Aprendizagem Profissional Inclusiva é voltado à formação cidadã e à inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho. 

O Programa é resultado de uma parceria entre diversas instituições públicas e privadas: Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís (SEMCAS), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão (SRTE-MA), além das empresas CLASI Comércio e Serviços Ltda. e Atlântica Segurança Técnica, responsáveis pela execução contratual dos aprendizes. A iniciativa conta com o apoio técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Durante o acolhimento institucional, os jovens foram recepcionados pelo secretário de Gestão de Pessoas, Marcos Pires Costa, e equipe. As representantes da OIT, Giselly Gonçalves, e da empresa CLASI, Jéssica Mendes Matos também participaram. O momento foi marcado por orientações sobre a rotina de trabalho, a missão da Justiça do Trabalho e o compromisso do Tribunal com políticas de inclusão e desenvolvimento humano.

Os novos aprendizes, foram lotados na Secretaria de Gestão de Pessoas; na Coordenadoria de Material e Logística; na Coordenadoria de Administração e Gestão Negocial; na Coordenadoria de Serviços Gerais; na Divisão de Coordenação Judiciária, Recursos e Precedentes, na Diretoria do Fórum Astolfo Serra, e na 1ª Vara do Trabalho de São Luís. 

Desses sete novos contratos, seis deles serão custeados pela empresa CLASI Comércio e Serviços Ltda, e um terá financiamento da empresa Atlântica Segurança Técnica. A jornada prática ocorrerá de quarta a sexta-feira, das 8h às 12h, sendo as segundas e terças-feiras dedicadas às atividades teóricas no SENAC em São Luís(MA).

 

25 visualizações