TRT-16 beneficia entidades com doações de bens

sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025 - 11:45
Redator (a)
Gustavo Melo

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) concluiu, nesta quarta-feira (22/1), a doação de mais de 1.300 bens inservíveis, que incluem mobiliários e equipamentos de tecnologia da informação. Entre os itens doados, estavam computadores, monitores, impressoras, estabilizadores, cadeiras, armários, mesas, persianas, geladeiras, ventiladores, TVs, microfones, aparelhos de DVD e tablets. 
O objetivo das doações foi fornecer materiais para o desenvolvimento de projetos sociais, melhorias nas condições de trabalho e atendimento dessas instituições. A ação beneficiou três entidades, o Instituto Missão Jovem (IMJ) e a União de Moradores do Bairro São Cristóvão, que atuam em São Luís, e a Associação Assistencial Exército de Cristo, de Goiânia (GO). 
José Paulino, presidente do Instituto Missão Jovem, agradeceu ao TRT-16 e destacou a relevância das doações para o trabalho realizado pela instituição. “Esses computadores vão servir para que as mães atípicas e crianças com deficiência, como autistas, possam se capacitar na área de informática e entrar no mercado de trabalho. Além disso, temos projetos com crianças e jovens da comunidade, e a capacitação digital será essencial para expandir o alcance e melhorar as condições de vida dessas famílias. Agradecemos profundamente a todos os envolvidos”, afirmou.
Por sua vez, Euderlaine Lima, presidente da União de Moradores do Bairro São Cristóvão, também manifestou gratidão pelos bens recebidos. “A instituição abraça essa causa com gratidão. É um projeto muito lindo que nós vamos utilizar para modernizar algumas salas para melhor atender a comunidade, em especial a escola que a gente já atende, a escola Criança Comunitária”, destacou.
O representante da Associação Assistencial Exército de Cristo, Dacimã Júnior, também destacou a importância das doações para a instituição. “A nossa instituição trabalha com distribuição de alimentos para a comunidade, capacitação de jovens e com uma casa de recuperação. Por isso, esse material é muito importante, porque ele gera valor para a gente. Então, é fundamental, isso ajuda muito a nossa comunidade”, declarou.
Para o coordenador de Material e Logística do TRT-16, Levy Salgado Gomes Neto, ressaltando a relevância do processo de doação, “é muito importante esse processo de doação de materiais que o Tribunal está fazendo, por determinação da nossa presidente, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva. Afinal, todo o mundo ganha, a sociedade ganha. Assim como o Tribunal pode reorganizar seus espaços, as entidades beneficiadas podem dar sequência às suas finalidades sociais, e assim todos ganham”.
Já para a presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, “o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região reafirma, com esta iniciativa, o seu compromisso de ir além do cumprimento de sua função jurisdicional, atuando também como um agente de transformação social. Essas doações representam uma ponte entre a administração pública e as comunidades que mais precisam, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de projetos que podem mudar vidas. Sabemos que pequenas ações podem gerar grandes impactos, e é com essa visão que o TRT-16 continuará a apoiar iniciativas que promovam inclusão, capacitação e dignidade para aqueles que enfrentam desafios diários em suas condições de vida”, concluiu. 
Essa doação é parte de um processo iniciado com a publicação do Edital de Chamamento Público nº 3/2023, que disponibilizou um total de 1.322 itens, que foram divididos em 12 lotes, com valor estimado de R$50.000,00. As três entidades selecionadas, preencheram os critérios definidos no edital para a retirada dos bens. 

151 visualizações