TRT-16: Comitê Regional do Trabalho Seguro promove Seminário Saúde Mental e Trabalho

sexta-feira, 22 de Setembro de 2023 - 11:01
Redator (a)
Suely Cavalcante

Com o objetivo de debater a importância da promoção da saúde mental no trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), por meio do Comitê Gestor Regional do Trabalho Seguro, realizará o Seminário “Saúde Mental e Trabalho: Benefícios na Promoção de Ambientes Saudáveis” em 28 de setembro, de 8h30 às 17h30, no auditório Juiz Ari Rocha, localizado no prédio-sede do tribunal. O evento conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.
O seminário é destinado aos integrantes da magistratura, do corpo funcional do TRT-16, profissionais das áreas de saúde e educação e ao público externo em geral. As inscrições devem ser feitas no portal da Ejud16
O debate sobre o tema no mês em que é realizada a campanha de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo” é para alertar sobre as ocorrências de transtornos mentais no ambiente de trabalho. Nas duas últimas décadas, esse tipo de transtorno tem oscilado entre a segunda e terceira causa de afastamentos de trabalhadoras e trabalhadores pela Previdência Social. O aumento de casos de adoecimento mental no trabalho tem chamado atenção da sociedade para a necessidade de intervenção e prevenção. Entre as causas dos transtornos estão a prática de assédio e ambientes de trabalho autoritários, competitivos, excesso de metas, comprometendo a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.
A programação do seminário será desenvolvida em três painéis. O primeiro painel será sobre “Saúde Mental no Trabalho: prevenção e cuidado”. O segundo vai falar sobre “Violência no Trabalho: o olhar da Justiça do Trabalho” e o terceiro painel abordará “Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho”.
Programação:
Seminário “Saúde Mental e Trabalho: Benefícios na Promoção de Ambientes Saudáveis” - 28/9/2023 - Local: Auditório Juiz Ari Rocha - prédio-sede do TRT-16
8h – Credenciamento

8h30 – 1º painel “Saúde Mental no Trabalho: prevenção e cuidado”
Saúde Mental e Trabalho: as vivências do cotidiano que adoecem – Professora doutora Carla Ribeiro (doutora e mestra em Psicologia Social pela UFRJ, docente associada da graduação e do mestrado em Psicologia da UFMA); e professora doutora Denise Bessa Leda (Docente titular da Universidade Federal do Maranhão, pós-doutorado no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana pela UFRJ, doutora em Psicologia Social pela UFRJ e mestra em Educação pela UFMA).
Notificação compulsória dos transtornos mentais relacionados ao trabalho – Terapeuta ocupacional Rosiléa Gonçalves (terapeuta ocupacional do Cerest Regional São Luís, especialista em Educação Especial e especialista em Vigilância em Saúde pelo Hospital Sírio Libanês).
12h30 – Intervalo
13h30 – 2º painel "Violência no Trabalho: o olhar da Justiça do Trabalho"

Efeitos Jurídicos dos transtornos mentais relacionados ao trabalho – Juiz do Trabalho Saulo Fontes (titular da 2ª Vara do Trabalho de São Luís e atual juiz auxiliar da Presidência do TRT-16. Doutor em Direito pelo CEUB e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco).
Justiça do Trabalho e o enfrentamento do assédio moral e sexual e toda forma de discriminação - Juiz do Trabalho Paulo Mont’alverne Frota (titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís, diretor do Fórum Astolfo Serra. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Faculdade Santa Teresinha – Cest professor de pós-graduação da Faculdade Santa Terezinha e da Universidade CEUMA). 
15h30 – 3º painel "Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho"
Qualidade de Vida e Condições de trabalho: olhares para a Saúde do(a) Trabalhador(a) – Professora doutora Yldry Pessoa (pós-doutorado e doutorado em Psicologia pela UFRN, mestra em saúde coletiva pela UEPB e docente da Universidade Federal do Maranhão).
Síndrome de Burnout: efeitos psicossociais – Professora mestra Gracielle Santana (psicóloga, mestre em Psicologia pela UFMA, especialista em Avaliação Psicológica, docente do curso de Psicologia da UNDB e atua com consultoria em gestão de pessoas e avaliação psicológica).
Gênero e trabalho: a qualidade de vida das trabalhadoras em questão – Assistente social Dayse Rocha Araújo (assistente social do CEREST e do IFMA, especialista em Gestão Pública e mestranda em Psicologia pela UFMA).
Mais informações sobre as inscrições entre em contato pelo e-mail trabalho_seguro@trt16.jus.br.

 

264 visualizações