TRT-16 convida para as últimas palestras da Campanha dedicada ao Mês das Mulheres

segunda-feira, 18 de Março de 2024 - 10:10
Redator (a)
Gustavo Melo
Revisor (a)
Luane Freitas

Encerrando as ações da Campanha “Fortalecendo Mulheres na Luta contra a violência Doméstica”, desenvolvidas durante todo o mês de março, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, realizará mais duas palestras, prestando Orientação e Esclarecimento sobre a Violência Domestica e Familiar contra Magistradas e Servidoras.
Após dois significativos encontros de debates e esclarecimentos no Tribunal, será a vez do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas Trabalhistas de São Luís, receber duas especialistas, ampliando o alcance da Campanha e oferecendo maior visibilidade a um tema de extrema importância que é o Combate à Violência Contra a Mulher.
A primeira palestra, com o tema “Eu como centro da minha vida”, será apresentada pela psicóloga Sandra Lima, de 9h30 às 11h30. Em seguida, após um intervalo, a palestrante Bruna Barbieri Waquim, doutora em direito, abordará o tema “Causas e consequências da violência contra a mulher: como mudar essa realidade?” de 10h45 às 11h45.
Cada evento terá a duração de uma hora, podendo realizar as inscrições no site da Escola Judicial da 16ª Região, destinado para magistrados, magistradas, servidores, servidoras, terceirizados, terceirizadas, estagiários e estagiárias do Tribunal, e o público externo em geral. A programação completa da campanha e o plano de comunicação estão disponíveis para consulta.
Ciclo de Palestras
Essa é mais uma atividade que o TRT-16 desenvolve dentro da extensa programação dedicada ao Mês das Mulheres. No dia Internacional da Mulher, a palestra “O Feminino na Contemporaneidade”, ministrada pela psicóloga e mestra em psicanálise, Eugênia de Azevedo Neves, marcou a abertura da Campanha e contou a participação de magistradas, servidoras, terceirizadas e estagiárias do Tribunal.
No dia 12/3, o TRT-16 realizou a roda de conversa “Construindo pontes, quebrando ciclos: o papel do empoderamento feminino na interrupção da violência contra a mulher”, com a participação de diversas especialistas.
Palestrantes
Sandra Lima é graduada em Psicologia, pela UFMA; pós-graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, pela Faculdade Estácio de Sá; em Dependência Química, pela UFMA; em Saúde do Idoso, pela UFMA; em Saúde da Mulher, pela UFMA; e em Avaliação Psicológica, pelo IPOG. Possui curso de extensão de Suicidologia, pela USP.
Bruna Barbieri Waquim é doutora em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, mestre em Direito e Instituições do Sistema da Justiça pela Universidade Federal do Maranhão e especialista em Direito Civil e Processo Civil e em Direito de Família e Sucessões. É formadora credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e assessora jurídica no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
Detalhes do Evento
Palestras: “Eu como Centro da Minha Vida” e “Causas e Consequências da Violência contra a Mulher: Como mudar essa realidade?”
Data: 22 de março de 2024
Horário: 9h30 às 11h45
Local: Fórum Astolfo Serra (sede das Varas Trabalhistas de São Luís)
Palestrantes: Sandra Lima e Bruna Barbieri Waquim

196 visualizações