TRT-16 e TRE-MA realizam oficina prática de inovação

sexta-feira, 16 de Agosto de 2024 - 12:08
Redator (a)
Eduardo Carvalho
Revisor (a)
Cícero Brito

Durante a atividade, foi elaborado o manual dos Pontos de Inclusão Digital

Buscando fortalecer parcerias institucionais que enriquecem o trabalho desempenhado pela Justiça do Trabalho, servidoras e servidores dos Laboratórios de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (INOVALAB TRT-16) estiveram reunidos com a equipe do Laboratório do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TREMALAB), para uma oficina que abordou práticas de inovação no âmbito do Judiciário. A reunião, realizada em julho, recebeu o corpo funcional do Tribunal lotado na Diretoria-Geral, Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, e Laboratório de Inovação do TRT-16 (InovaLab).
A oficina foi conduzida pelo servidor do TREMALAB, Egídio Carvalho (Sistemas e Inovação), que utilizou a metodologia conhecida como design thinking para abordar, de forma criativa, o assunto e que coloca os usuários dos serviços no centro da discussão do produto a ser desenvolvido.
A iniciativa teve o objetivo de elaborar manual com orientações sobre o funcionamento e divulgação dos Pontos de Inclusão Digital (PID´s), instalados por meio do termo de cooperação entre os Regionais e outros órgãos, que funcionarão em municípios mais distantes de Varas do Trabalho. O TRT-16 possui pontos de inclusão nas cidades de Bom Jesus das Selvas (jurisdição da VT de Açailândia), Fernando Falcão e Grajaú (jurisdição da VT de Barra do Corda), São João do Paraíso (jurisdição da VT de Estreito) e Fortaleza dos Nogueiras, Povoado Batavo e Morrinhos (jurisdição da VT de Balsas).
O manual pretende auxiliar no treinamento de pessoas das prefeituras que prestarão serviço de apoio à população nas cidades onde os pontos de inclusão digital estão instalados, porém não possuem nenhuma unidade física do poder judiciário. Além disso, o material também visa divulgar os locais onde os serviços oferecidos pelos PIDs serão disponibilizados, tanto pelo TRT da 16ª Região, como também pelo TRE-MA.
Para a secretária de Governança e Gestão Estratégica do TRT-16, Sílvia Castro, a iniciativa é primordial para fortalecer a relação institucional entre os tribunais, com foco no jurisdicionado. “Essa parceria é crucial devido a grande presença da Justiça Eleitoral nos municípios maranhenses. Além de fortalecer as instituições, ela esclarece, de maneira didática, o que são e o que a população irá encontrar nesses locais”, destacou.
Entre os integrantes da equipe do TRE-MA presentes, estiveram o servidor e a servidora do TREMALAB, Egídio Carvalho e Edineide Sales; e a estagiária de Comunicação Social – Jornalismo, Manuelle Oliveira.
Pontos de Inclusão Digital (PIDs)
Com a finalidade de democratizar o acesso a diversos serviços públicos, por meio da Resolução 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e das diretrizes fixadas pela Agenda 2030 da ONU, especialmente com relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 16) e à Meta 16.3, o TRE-MA, em cooperação com o TRT-16, já inaugurou 7 unidades PID no estado. A meta é proporcionar sempre um ambiente seguro e estruturado, para que cidadãs e cidadãos possam contar com os serviços judiciais.
 

216 visualizações