TRT-16 implanta nova solução de conectividade e moderniza infraestrutura de TI nas Varas do Trabalho do interior do Estado
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) anuncia a implementação de uma nova solução tecnológica que promete revolucionar a prestação de serviços nas Varas do Trabalho do Tribunal, localizadas no interior do Estado. A medida, implementada pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) do TRT-16, é uma nova solução de conectividade que utiliza tecnologias inovadoras, como MPLS e SD-WAN/IP. Elas são consideradas extremamente relevantes, pois visam resolver problemas recorrentes de conexão de internet que, até então, dificultavam o trabalho desenvolvido nas unidades.
Com essa nova infraestrutura, a Justiça do Trabalho no Maranhão espera uma significativa melhoria na eficiência dos processos, refletindo diretamente na agilidade e na qualidade do atendimento ao público. O TRT-16 reafirma seu compromisso em oferecer um serviço cada vez melhor, garantindo que todos os servidores e servidoras possam desempenhar suas funções com mais efetividade e sem interrupções.
A medida proporciona uma conexão mais rápida e estável, assegurando a continuidade dos serviços mesmo em situações de falhas, devido à redundância dos links de dados. Com essa modernização, as VTs do interior do Maranhão estão mais bem preparadas para atender às demandas atuais e futuras, oferecendo um atendimento mais eficiente e ágil aos cidadãos.
A presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, disse que “essa iniciativa representa um marco na transformação digital da Justiça do Trabalho no Maranhão. Estamos comprometidos em garantir que todos os cidadãos tenham acesso a um serviço de qualidade, onde quer que estejam. A nova infraestrutura de conectividade não apenas resolve problemas históricos de conexão, mas também posiciona nosso tribunal à frente das demandas contemporâneas, refletindo nosso compromisso com a inovação e a excelência no atendimento”, frisou.
O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Rafael Robinson de Sousa Neto, destacou a importância do trabalho desempenhado e o esforço da equipe de infraestrutura, bem como lembrou o processo de surgimento da implantação. “Com o aumento significativo do uso de tecnologias que dependem de uma conexão estável e rápida, identificamos a necessidade de ampliar nossa capacidade de comunicação de dados. Agradeço especialmente à equipe de infraestrutura, cujo empenho e dedicação foram fundamentais para o sucesso desta iniciativa tão importante para o aprimoramento da prestação jurisdicional”, afirmou.
A Vara do Trabalho de São João dos Patos enfrentava sérios problemas de conexão com a internet. Segundo Cássio Fernando Pereira Sibalde, diretor de Secretaria da VT, a recente melhoria na conexão trouxe impactos consideráveis nas atividades que dependem dela. “Desde essa implementação, a conexão tem sido muito mais estável, e as atividades que dependem da internet estão sendo realizadas de maneira regular e sem interrupções. Essa melhoria tem contribuído de forma significativa para a fluidez do trabalho na Vara do Trabalho”, disse.
O TRT-16 busca contribuir cada vez mais para a melhoria dos serviços em todos os setores administrativos e judiciais, observando a necessidade de atendimento à sociedade. A prática obedece ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS número 16 da Organização das Nações Unidas (ONU), que destaca “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.