TRT-16 inicia 23ª Semana de Formação de Magistrados com palestra sobre inteligência artificial

segunda-feira, 12 de Maio de 2025 - 14:09
Redator (a)
Gustavo Melo
Revisor (a)
Cícero Brito

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) deu início, na manhã desta segunda-feira (12/5), à 23ª Semana de Formação de Magistrados e Magistradas. A cerimônia de abertura ocorreu no auditório da Escola Judicial (EJUD-16) e foi conduzida pela coordenadora pedagógica da instituição, juíza Carolina Burlamaqui, que em nome da diretora da Escola Judicial do TRT-16, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, que não pode comparecer na abertura,  desejou a todos uma excelente semana de capacitação.

A programação começou com a formação “Chat-JT e outras ferramentas institucionais de inteligência artificial no Judiciário”, ministrada pelo juiz Jorge Alberto Araújo, do TRT da 14ª Região (Rondônia e Acre). Na ocasião, o magistrado apresentou conceitos fundamentais sobre o que é inteligência artificial (IA), destacando a revolução trazida pelos grandes modelos de linguagem, como ChatGPT, LLaMA e Gemini, além de citar outras ferramentas avançadas, explicando suas funcionalidades e impactos no contexto jurídico.

Em seguida, Jorge Araújo apresentou o Chat-JT, ferramenta desenvolvida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), para apoiar magistrados, magistradas, servidores e servidoras na elaboração de sentenças e demais atividades judiciais. A plataforma é similar aos principais produtos de mercado, mas foi criada com foco nas necessidades específicas da Justiça do Trabalho, atuando na automatização de consultas, rotinas de trabalho e apoio à tomada de decisões estratégicas.

O juiz destacou a importância do manejo e do aprendizado com essas tecnologias: “O pessoal está bem entusiasmado com a inteligência artificial. É bom pegar uma turma focada. Acredito que isso vai melhorar bastante a qualidade do trabalho quando a IA começar a ser usada nas sentenças”, afirmou. Sobre a relevância da IA no Judiciário trabalhista, completou: “A inteligência artificial é um choque, uma revolução. Vai ser muito importante o pessoal pegar desde o começo, o quanto antes, para poder acompanhar toda essa evolução.”


Programação

A 23ª Semana de Formação de Magistrados segue até sexta-feira (16/5), com uma programação que contempla temas essenciais para a Justiça do Trabalho. 

Na terça-feira (13/5), ocorre a oficina sobre “Protocolo para Atuação e Julgamento com Perspectiva Antidiscriminatória, Interseccional e Inclusiva na Justiça do Trabalho”, com as juízas Ana Paula Saladini (TRT-9) e Sandra Assad (TRT-9); 

Na quarta-feira (14/5), a oficina do “Protocolo de Enfrentamento ao Trabalho Escravo Contemporâneo”, com a juíza Daniela Müller (TRT-1) e a professora Flávia Moura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); 

Na quinta-feira (15/5), a palestra sobre “As Normas Internacionais e o Controle de Convencionalidade”, com o desembargador Itamar Fernandes (TRT-8); 

O encerramento da Semana de Formação de Magistrados, ocorrerá na sexta-feira (16/5), com a palestra “A Poesia que Transforma”, com o escritor e compositor Braulio Bessa. As inscrições são gratuitas, será aberta ao público externo, e podem ser feitas no Portal da EJud16.


Semana de Formação de Magistrados e Magistradas

A 23ª Semana de Formação de Magistrados reafirma o compromisso do TRT-16 com a capacitação de magistrados e com a promoção contínua de um ambiente de trabalho justo e inclusivo, abordando temas que refletem os desafios atuais enfrentados pela Justiça do Trabalho.

Além da diretora da Escola Judicial do TRT-16, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, e da coordenadora pedagógica da EJud16, juíza Carolina Burlamaqui Carvalho, integram a Escola Judicial do TRT-16 as servidoras Luana Maciel, Amanda Silva e Áurea Marques, e o servidor Gustavo Napoleão.

43 visualizações