TRT-16 inicia organização de acervo físico no novo arquivo geral das VTs de Imperatriz

sexta-feira, 8 de Novembro de 2024 - 12:40
Redator (a)
Gustavo Melo
Revisor (a)
Cícero Brito

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), por meio do Comitê de Documentação e Memória, deu início nesta semana, entre os dias 4 e 8 de novembro, à organização dos processos físicos na nova instalação do Arquivo Geral das Varas Trabalhistas de Imperatriz. A iniciativa visa garantir a preservação e a gestão adequada dos documentos armazenados, atendendo a normas de preservação e de guarda permanente de processos.
As atividades estão sendo coordenadas pelo chefe do Apoio à Gestão Documental do TRT-16 e membro do Comitê de Documentação e Memória, servidor José Antônio Abreu Gomes, com o apoio do servidor Marconi Cláudio Reis Freire, da 3ª Vara do Trabalho de São Luís. Também participaram os colaboradores terceirizados Gustavo José Ribeiro Pinto, Tafarel de Jesus Santos Gonçalves e Joelson Sá da Conceição.
Nesta primeira etapa, a equipe se concentrou na organização dos processos físicos da 2ª Vara do Trabalho de Imperatriz. Foram catalogadas aproximadamente 1.400 caixas-arquivo, totalizando cerca de 217 metros lineares de documentos.
Segundo José Gomes, “essas atividades de tratamento do acervo documental de Imperatriz são essenciais para o cumprimento de todas as normas e diretrizes vinculadas à Gestão Documental, em especial a preservação de processos para Guarda Permanente”. 
Para a realização dessa ação, o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Comitê de Documentação e Memória, Sergei Becker, promoveu uma interlocução com a Presidência, a Diretoria-Geral e o Setor de Gestão Documental e Memória, com o objetivo de garantir o suporte necessário. Além disso, o magistrado sugeriu a elaboração de cronogramas específicos para a organização dos arquivos das demais Varas Trabalhistas do interior do estado ao longo do ano de 2025.
Novo arquivo de processos físicos em Imperatriz
Em agosto deste ano, a presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias, inaugurou as novas instalações do Arquivo, que ficam no novo prédio localizado no centro da cidade, para onde foi transferido todo o acervo processual físico das 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Imperatriz. Além da presidente do TRT-16, também participaram do evento a juíza Liliane de Lima Silva, titular da 1ª VT de Imperatriz, o juiz Sergei Becker, auxiliar da Presidência; Fernanda Cristina Muniz Marques, diretora-geral do Tribunal; assim como servidores do TRT e das Varas Trabalhistas locais.
 

199 visualizações