TRT-16 lança nova Carta de Serviços ao Cidadão 

terça-feira, 7 de Novembro de 2023 - 10:01
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante

A nova ferramenta possui recursos de acessibilidade e possibilita rápido acesso aos serviços do Tribunal
Com a finalidade de garantir o acesso à informação e aperfeiçoar a prestação de serviços oferecidos, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região implementou uma nova Carta de Serviços ao Cidadão. A nova versão da ferramenta busca romper as barreiras comunicacionais com a transformação do documento, antes em formato PDF, para um ambiente virtual acessível, simples e prático, localizado no portal do TRT-16.
A Carta de Serviços funciona como uma espécie de manual detalhado dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho no Maranhão, buscando promover a conectividade entre a população e o Regional. A ferramenta está localizada na página principal do portal do TRT-16, na aba “Ouvidoria”, no menu principal. 
Por meio da nova ferramenta, o público poderá consultar de forma rápida e simples, em um único ambiente virtual, todo o rol de serviços prestado pelo TRT-16. A Carta está organizada em ícones e linguagem HTML, permitindo o amplo acesso à informação inclusive às pessoas com capacidade reduzida ou portadoras de alguma deficiência. Ela possui recursos de acessibilidade como alto-contraste, tradução de texto para voz e atendimento na Linguagem Brasileira de Sinais, por meio da ferramenta VLibras.
A nova Carta de Serviços ao Cidadão resultou de um trabalho conjunto entre os setores de Ouvidoria, Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, Laboratório de Inovação (Inovalab) e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC), por meio da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas.
Reunião de apresentação da nova Carta de Serviços ao Cidadão
A nova Carta de Serviços ao Cidadão foi apresentada no dia 30 de outubro aos integrantes da magistratura e do corpo funcional do TRT-16, em evento realizado no auditório da Escola Judicial. O momento foi conduzido pelas servidoras Vanessa Santana Almada Lima, chefe do Setor de Ouvidoria; Aline Lobato, lotada na Secretaria de Governança e Gestão Estratégica; e Edvânia Kátia Silva, chefe do setor Gestão Documental e Memória.
Durante a apresentação, as servidoras falaram sobre os desafios que comprometiam o direito à informação no TRT-16 e que resultaram na elaboração da nova ferramenta. Segundo elas, a Carta busca atender às necessidades de usabilidade e acessibilidade do público interno e externo. 
A apresentação também destacou os diferenciais da nova Carta, tais como a maior transparência, foco no usuário, linguagem neutra e busca inteligente. Sobre as mudanças, a servidora Edvânia Kátia pontuou que a carta é o documento oficial para que todas as pessoas possam ter a mesma linguagem e que o atendimento humanizado e acessível é responsabilidade de todos. 
 

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