TRT-16 promove ação da saúde de combate e prevenção à hipertensão arterial

quarta-feira, 17 de Maio de 2023 - 11:39
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Luane Freitas
Servidores do TRT-16 atentos à palestra sobre Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial.
Juiz auxiliar da presidência, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, aferindo a glicemia durante o evento.

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), realizou na última quarta-feira (10/5) uma ação da saúde em referência ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril. O evento, organizado pelo Setor de Saúde, contou com palestra ministrada pela cardiologista Daniela Serra de Almeida, associada-efetiva da SOBRAC (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas) e chefe da Residência em Cardiologia do Hospital Universitário do Maranhão (Dutra), além da realização de exames de glicemia e aferimento de pressão arterial dos servidores, por técnicos da saúde.

Segundo a palestrante, a Hipertensão Arterial é uma doença muito comum entre os brasileiros, mas que deve receber uma atenção especial, pois é considerada uma patologia silenciosa: “Se o indivíduo não buscar conhecer o nível em que sua pressão arterial está inserida, ele dificilmente vai ter conhecimento caso ela apresente ou não uma elevação, visto que ela não manifesta sintomas. Além disso, a pressão alta é a principal causa de doença renal, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC)”, disse a especialista.

De acordo com Élcio Cutrim, analista judiciário, lotado no Setor de Saúde, debater ações preventivas que ajudem a combater essa enfermidade, é uma medida que fortalece a conscientização do autocuidado e a redução de futuras implicações sérias que ocasionem em outras doenças: “A nossa maior preocupação é implantar discussões que esclareçam as formas de prevenções existentes, porque sabemos que é a partir dela que conseguiremos diminuir os impactos e as taxas de complicações advindas da pressão alta”, contou.

A iniciativa de colocar em pauta temas da área saúde no âmbito de trabalho do TRT-16, também oportunizou que os magistrados(as),  servidores(as), estagiários(as) e os(as) terceirizados(as), participassem do momento, tirando dúvidas e contribuindo com a discussão. Na visão da servidora, dentista Juliana Soares, a reunião de informações que foram apresentadas facilitou o aprofundamento dos detalhes sobre a Hipertensão, considerando que “eventos como este nos colocam como protagonistas centrais desses assuntos, tendo em vista que o impacto é sempre positivo quando existe um incentivo pelo autocuidado em manter a nossa saúde em dia”, frisou.

Promoção de saúde e bem-estar

A campanha de prevenção faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial da Saúde, a qual pretende diminuir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, incluída a hipertensão arterial, através da promoção de ações de combate nos diversos âmbitos da sociedade.

158 visualizações