TRT-16 promove campanha de prevenção a IST´s no período do Carnaval

terça-feira, 25 de Fevereiro de 2025 - 12:21

Aproveitando o momento de celebração do carnaval, o Setor de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) realizou, na manhã desta terça-feira, a Campanha Carnaval Seguro, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Anil. 
A iniciativa ocorreu ao longo da manhã alcançando 30 pessoas no Tribunal. Foram realizados testes rápidos e orientações da equipe de enfermagem logo após os exames. Também foram distribuídos autotestes de HIV, preservativos masculinos e femininos, além de materiais informativos.
“A ideia é facilitar o acesso aos testes rápidos e aproveitar o momento de folia, do carnaval, de euforia, para a realização dos testes, para conscientizar as pessoas também sobre essas doenças e para mostrar que há possibilidade de realização de diagnóstico, de triagem e também para distribuição preservativo, para evitar essas doenças que são sexualmente transmissíveis”, destacou Rafaela Davi Brito Pinho, enfermeira do setor de saúde do TRT.
Iranilde Dias, participante da campanha, disse que a iniciativa é importante: “Eu acho muito importante. Porque a gente precisa se prevenir, mas também tem que fazer os exames para comprovar que a gente está com tudo dia com a nossa saúde. Então, eu acho muito importante”, disse.
Transmissão de doenças 
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são adquiridas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo (camisinha) com uma pessoa já infectada. Dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas estão entre os possíveis sintomas. São alguns exemplos de ISTs: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção por HIV (vírus da imunodeficiência humana), infecção por HPV (Papilomavírus Humano), hepatites virais B e C.

218 visualizações