TRT-16 promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama durante o Outubro Rosa

quinta-feira, 29 de Outubro de 2026 - 14:41
Redator (a)
Geovanna Selma
Revisor (a)
Cícero Brito

Atividade foi realizada pelo Setor de Saúde do Tribunal, no auditório da EJUD16, com orientações sobre diagnóstico precoce e cuidados preventivos.

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) promoveu, nesta quinta-feira (29), uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama e a campanha Outubro Rosa. A atividade, organizada pelo Setor de Saúde do TRT-16, ocorreu no auditório da Escola Judicial (EJUD16) e teve como objetivo ampliar o acesso à informação sobre a doença e reforçar a importância dos cuidados preventivos.

Durante o encontro, foram abordados aspectos relacionados ao diagnóstico precoce, ao autocuidado e à identificação de sinais que merecem atenção. A palestra também discutiu mitos e verdades sobre o câncer de mama, destacando a importância do conhecimento para incentivar a busca por acompanhamento médico.

O chefe do Setor de Saúde do TRT-16, Ércio Murilo Sousa Cutrim, disse que a prevenção e a identificação precoce da doença são fundamentais para ampliar as possibilidades de tratamento.

“É importante esse diagnóstico precoce, porque o câncer de mama, quando feito esse diagnóstico prévio, a chance de cura é muito grande. Então é importante que a mulher se autoexamine. É importante que ela faça esse acompanhamento com seu médico pra que seja rastreado, para que seja diagnosticado e tenha o tempo necessário pra fazer o tratamento”, destacou.

A palestrante, doutora Mara Cutrim, enfatizou que a informação contribui para que as mulheres reconheçam possíveis sinais de alerta e busquem orientação profissional. Segundo ela, as ações educativas ajudam a esclarecer dúvidas e a combater informações equivocadas sobre a doença.

“Essas palestras são importantes. Com isso, a mulher vai atrás, ela vai tentar se cuidar mais. Pra mim é essa a importância. E justamente pra isso, com a informação, ela vai diminuir muito as dúvidas e os mitos e vai entender quais são as verdades.”, afirmou.

A iniciativa integra as ações de conscientização do Outubro Rosa no âmbito do TRT-16 e reforça a importância de incentivar o autocuidado, o acompanhamento médico e a atenção à própria saúde.
 

55 visualizações