TRT-16 promove palestras e ação solidária para reforçar a prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs

quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024 - 11:56

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) promoveu palestras de conscientização e reflexão acerca da necessidade de combater o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV/Aids) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa, realizada na última quarta-feira (11/12), foi organizada pelo Setor de Saúde do Tribunal, em parceria com o Plano de Saúde GEAP e a Casa Acolher, como parte da campanha Dezembro Vermelho.
O evento contou com ampla participação do corpo funcional presente, além de terceirizados, terceirizadas, estagiários e estagiárias, proporcionando um espaço significativo para discussões sobre o tema. A primeira palestra, ministrada pela enfermeira Marília de Almeida Pereira, especialista em saúde pública, destacou aspectos científicos e práticos relacionados à área da saúde. 
Marília falou sobre a transmissão do HIV, com foco especial em como uma pessoa pode identificar se está infectada. Segundo a especialista, existem exames laboratoriais e os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o vírus em aproximadamente 30 minutos. Entretanto, deve-se atentar para o prazo de duas a três semanas após a situação de risco para realizar a testagem. Ao final, destacou como é realizado o tratamento e as formas eficazes de prevenção.
Já a segunda palestra foi conduzida por Paulo Ribeiro, diretor da Casa Acolher. Ele trouxe reflexões sobre o papel das instituições no apoio às pessoas em tratamento, enfatizando as dificuldades enfrentadas por quem vive com HIV/Aids. Além disso, destacou a importância de uma postura acolhedora e empática por parte da sociedade para combater o estigma que ainda cerca a questão. Paulo também chamou atenção para a responsabilidade no cuidado pessoal e nos relacionamentos. 
Durante o evento, uma ação solidária foi promovida em benefício da Casa Acolher. Os participantes tiveram a oportunidade de adquirir artesanatos, como bonecas e mini presépios, contribuindo diretamente para o sustento da instituição. Também foram arrecadados produtos de limpeza, itens de grande necessidade para a manutenção dos serviços oferecidos pela casa. A arrecadação de produtos ainda está sendo realizada, a doação pode ser feita no Setor de Saúde, localizado no pavimento sobreloja do prédio-sede do TRT-16. 
Marilda Amorim, chefe do Setor de Saúde do Tribunal, destacou a relevância da iniciativa como parte das estratégias de conscientização e prevenção, enfatizando que é fundamental discutir a importância do cuidado com a saúde, especialmente em relação às ISTs. A servidora também afirmou que a iniciativa fortalece a informação e o apoio às pessoas que enfrentam essa realidade.
Palestrante
Marília de Almeida Pereira é enfermeira com experiência em saúde do adulto e do idoso, com foco em atenção em clínicas médicas e cirúrgicas, além de cuidados intensivos. Possui residência multiprofissional em Saúde com ênfase na atenção ao adulto e idoso, concluída no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). É pós-graduada em Cuidados Intensivos em Enfermagem pela Faculdade Laboro e bacharel em Enfermagem pela Faculdade do Maranhão. Além de formação complementar em áreas como tratamento de feridas, ventilação mecânica e atendimento em PCR, atua como enfermeira no Hospital e Maternidade Natus Lumine desde 2022. 

30 visualizações