TRT-16 realiza campanha para reduzir o desperdício de papel

quarta-feira, 25 de Maio de 2022 - 17:18
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante

A diminuição do consumo de papel é o foco da ação “Evite Desperdício de Papel”, iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), que objetiva motivar a economia de papel A4 nas unidades da Justiça do Trabalho no Estado, quando for necessária a impressão de documentos. A atividade é coordenada pelo Setor de Gestão Socioambiental e faz parte da campanha “Racionalizar faz bem”, que durante todo o ano de 2022 promove medidas socioeducativas de desenvolvimento sustentável no âmbito do TRT-16.
A ação também pretende estimular a reciclagem de papel no âmbito do órgão trabalhista, visto que além de reduzir o consumo de energia, a emissão de poluentes e o uso de água, a reciclagem diminui a porcentagem de papel descartado como resíduo sólido, gerando economia na instituição.
Por meio do Plano de Logística Sustentável (PLS), o TRT-16 articula ações de planejamento e gestão institucional para estimular a adoção de novos padrões e comportamentos que resultem no aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público e uso sustentável de recursos.
Economia de papel no TRT-16
Segundo o relatório de desempenho do PLS, no indicador 2, referente ao consumo de papel em 2021, houve uma redução de 66% no consumo do material em relação ao ano de 2019, gerando uma economia de R$26.209,43. Um dos grandes motivos para a expressiva redução foi a migração do trabalho presencial para o remoto, no âmbito do TRT-16, durante o ano de 2021, em cumprimento às medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19.
Em 2022, a meta é reduzir em 40% o consumo de papel, em relação a 2019, quando foram consumidas 2.723 resmas. Para alcançar este objetivo, o Tribunal pretende manter o controle no consumo por meio da redução gradual no fornecimento de papel às unidades e incentivar a utilização do formato "pdf", que possibilita a assinatura virtual, e a remessa via correio eletrônico. Nos casos em que seja necessária a impressão, orientar sobre a importância de revisar bem o texto e imprimir em frente e verso.
PLS
O Plano de Logística Sustentável do TRT-16 é composto por diretrizes, objetivos e metas que estão devidamente alinhadas ao seu Plano Estratégico, os quais, em conjunto, proporcionarão uma gestão sustentável e economicamente eficaz. Trata-se, portanto, de uma ferramenta de planejamento que permite a institucionalização de práticas de sustentabilidade, visando à racionalização de gastos e consumo, por meio da utilização de indicadores e metas previamente aprovadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Desperdício de papel no Brasil
Dados divulgados no blog Mobuss Construção mostram que no Brasil o desperdício total anual com papel chega a 200 milhões de folhas, número que equivale a 400 mil resmas, quase 20 mil árvores, e um custo aproximado de R$4 milhões. É estimado que uma resma de papel consome 3,5kg de gás carbônico (CO²), o que significa que no país o desperdício anual de CO² chega a 1.400 toneladas. Desse modo, a produção de uma resma de papel consome de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e cinco mil Kw/h de energia.
 

1172 visualizações