TRT-16 realiza evento sobre Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador Rural

sexta-feira, 16 de Agosto de 2024 - 10:53

Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador Rural: Responsabilidade Social do Agronegócio foi tema de um evento promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), por meio da Comissão do Trabalho Seguro. A ideia foi promover uma reflexão sobre a segurança do trabalho nas áreas rurais e no setor de agronegócios. O evento reuniu integrantes da magistratura, corpo funcional, pesquisadores, pesquisadoras, trabalhadores, trabalhadoras, empregadores e empregadoras rurais, além de especialistas na área e estudantes do curso técnico de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O evento foi realizado no Auditório Juiz Ari Rocha, localizado no Anexo B do prédio-sede do TRT-16. 
O juiz auxiliar da corregedoria, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, foi um dos palestrantes, ele falou sobre o meio ambiente de trabalho rural, os riscos específicos, prevenção e reparação de danos. Ainda durante a falada dele, o magistrado fez referência ao artigo 225 da Constituição brasileira em que estabelece que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e de uso comum do povo e que o Poder Público tem o dever de defendê-lo e preservá-lo.
Além disso, também palestrou a doutora e mestre em Engenharia de Segurança do Trabalho e professora do Instituto Federal do Maranhão, Scheila Alves Vale, que apresentou o resultado de uma pesquisa realizada por ela sobre babaçu livre, produção inclusiva e sustentável: modos de vida e trabalho tradicional das quebradeiras de coco babaçu. A pesquisadora fez uma análise do trabalho das quebradeiras de coco no processo produtivo do babaçu, com vistas às intervenções para melhoria nas condições de saúde e trabalho. Esse tema faz parte também de uns dos núcleos centrais do programa trabalho seguro do TST: Sustentabilidade, Inclusão Social e Democracia.
Certificado
A Escola Judicial, parceira do evento, disponibilizou certificados para os inscritos no evento. Os participantes devem acessar o Portal da EJud16 para responder um questionário de avaliação pós-evento, acerca dos conteúdos e conhecimentos adquiridos.
 

62 visualizações