TRT-16 realiza Fórum “Caminhos da Liberdade” em São Luís

quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024 - 12:32

O evento marca o encerramento das atividades do projeto de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas.

O Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Maranhão), por meio da Comissão Regional de Combate ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo, realizará o Fórum “Caminhos da Liberdade”, como da atividade de encerramento do projeto que reforça a luta contra o tráfico de pessoas e trabalho escravo. O evento acontecerá na próxima terça-feira (10/12), no auditório Juiz Ari Rocha, localizado no prédio-sede do TRT-16. Serão abordados as temáticas de tráfico de pessoas, trabalho escravo e trabalho infantil escravo. 
A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP). As inscrições podem ser realizadas por meio do Portal da Escola Judicial.

Confira a programação:

08h: Abertura;
08h30: Palestra  “Trabalho Escravo Contemporâneo e Tráfico de Pessoas”, ministrada pelo Professor Doutor Cássius Guimarães Chai, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão;
10h: Intervalo;
10h30: Roda de Conversa sobre “Enfrentamento ao Tráfico de pessoas e trabalho escravo no Maranhão”;
12h: Intervalo para almoço;
13h30: Roda de Conversa sobre “Enfrentamento do Trabalho Precoce no Maranhão e o empoderamento feminino”;
16h: Encerramento.

Projeto Caminhos da Liberdade

O projeto Caminhos da Liberdade foi lançado em São Luís no dia 11 de outubro com uma apresentação para os alunos do curso Técnico em Recursos Humanos do Centro Educa Mais Paulo VI. 
O objetivo é alertar jovens e adultos sobre as diversas formas de exploração, em especial o tráfico de pessoas e trabalho escravo, e orientá-los sobre as formas de prevenção. Visa ainda fortalecer a rede de apoio formada por diversos profissionais que podem atuar no combate à exploração nas suas mais diversas formas. 
A iniciativa busca ainda contribuir com o Pacto do Poder Judiciário para o fortalecimento da Agenda 2030 da ONU, um plano global para um mundo digno e sustentável. 
Em caso de dúvidas, entre em contato por meio do e-mail: trabalhoinfantil@trt16.jus.br.
 

142 visualizações