TRT-16 tem novo slogan de sustentabilidade em 2023
Anualmente, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), por meio do Setor de Gestão Socioambiental, atualiza o tema de sua campanha permanente de sensibilização em sustentabilidade. Para 2023, o slogan escolhido é “Desenvolvimento sustentável: essa responsabilidade também é nossa!”, visando a estimular magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, terceirizadas, terceirizados e o público em geral na condução das atividades jurisdicionais e pessoais de forma a difundir práticas ambientalmente sustentáveis.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolvimento sustentável é definido como “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Dentro desta perspectiva, o TRT-16 desenvolve inúmeras campanhas em prol da sustentabilidade, seguindo as diretrizes da Política de Logística Sustentável do Poder Judiciário e de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem de forma integrada a Agenda 2030 da ONU. Para tanto, o Regional incluiu os ODS no seu Plano de Logística Sustentável (PLS), relacionando-os com os objetivos e iniciativas dos Planos de Ação, no intuito de demonstrar que a execução do PLS pode contribuir para o desenvolvimento sustentável local e global.
O Setor de Gestão Socioambiental concentra suas atividades de forma a estimular o consumo consciente, incentivando o combate ao desperdício, promovendo a coleta seletiva com descarte adequado dos resíduos produzidos pelo Tribunal, promovendo campanhas de educação ambiental para consolidar a Política de Gestão Socioambiental e, ainda, monitorando e gerenciando os indicadores de impacto ambiental.
Diante disso, a campanha “Desenvolvimento sustentável: essa responsabilidade também é nossa!” visa a sensibilizar, no ano de 2023, para a realidade primordial da necessidade do engajamento de todo o quadro funcional do TRT na adoção de novos hábitos de consumo, tendo como foco o desenvolvimento sustentável e contribuindo para o alcance de melhores índices em sustentabilidade na Justiça do Trabalho no Maranhão.
Com informações do Setor de Gestão Socioambiental.