TRT celebra conquistas alcançadas em 2009 durante confraternização natalina
sexta-feira, 18 de Dezembro de 2009 - 16:17
Redator (a)
Valquíria Santana
Grupo de Teatro formado por servidores do TRT encenou fragmentos do Estatuto de Homem, texto de Thiago de Mello
Presidente do TRT, Márcia Andrea, destacou que a família do TRT cresce e se fortalece a cada ano
Para celebrar as conquistas alcançadas pela Justiça do Trabalho do Maranhão ao longo de 2009, magistrados, servidores, estagiários e terceirizados participaram ontem (17), no final do dia, de uma celebração ecumênica, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT). A confraternização natalina teve ainda sorteio de brindes, apresentação do grupo de teatro formado por servidoras e a premiação simbólica dos setores que se destacaram na arrecadação de alimentos da Campanha Natal Solidário.
“Graças ao trabalho de vocês, 2009 foi realmente um ano especial para a Justiça do Trabalho do Maranhão”, disse a presidente do TRT, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva. Ela destacou as ações desenvolvidas pelo Tribunal ao longo do ano, a exemplo dos três projetos escolhidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como modelos para outros tribunais em todo o país, que foram os juízos auxiliares de Precatórios e de Execução e as Varas Itinerantes. No último mês de novembro, o TRT-MA recebeu do CNJ a premiação pelo cumprimento da Meta 2 (julgamento neste ano de todos os processos ajuizados até 2005) e, este mês, a premiação da Ordem Timbira do Mérito em Direitos Humanos - Categoria Defensor de Direitos Humanos, concedida pelo Governo do Estado do Maranhão e cuja indicação decorreu de consulta pública.
A desembargadora destacou, ainda, alguns eventos realizados pela instituição, como a festa em comemoração ao Dia das Crianças, que contou com atividades recreativas para filhos de magistrados, servidores e de terceirizados; e o Dia do Servidor, atividade de integração realizada no Fórum Astolfo Serra. Márcia Andrea Farias ressaltou também que este ano 75 novos servidores, aprovados no concurso público, ingressaram na instituição, aumentando a família o TRT.
O envolvimento de magistrados e servidores no Projeto Justiça Solidária, por meio de campanhas de ajuda aos desabrigados pelas enchentes no estado, realização de cursos de informática e língua portuguesa para filhos de terceirizados e também a reunião de esforços em prol do Natal Solidário, foi ressaltado durante a confraternização natalina, ontem (17). Outras duas iniciativas lembradas pela presidente do TRT foram a participação dos servidores no projeto TRT Ambiental, com a adoção de práticas socioambientais responsáveis; e a participação dos servidores na VIII Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho, em Aracaju, resultando na conquista de 23 medalhas para o TRT-MA.
Entre as muitas atividades de 2009, a desembargadora enfatizou também a dedicação de magistrados e servidores na conclusão do planejamento estratégico, aprovado na última quinta-feira pelo Pleno do TRT. Segundo ela, o trabalho resulta no cumprimento da Meta 1 do Poder Judiciário, instituída pelo CNJ. “Somos uma família que cresce e se fortalece a cada dia, a cada ano. Todas essas nossas conquistas são fruto desse sentimento de crescermos juntos. Ninguém constrói um castelo da noite para o dia. Muito menos sozinho. Ao longo dos anos fomos aprendendo uns com os outros. E espero que possamos continuar caminhando juntos”, finalizou a presidente do TRT.
Solidariedade – como forma de reconhecimento do esforço e engajamento dos magistrados e servidores na campanha Nata Solidário, o comitê do projeto Justiça Solidária entregou, durante a confraternização natalina, ontem (17), premiação simbólica aos setores que mais arrecadaram alimentos. “Este ano não incentivamos a competição, realizando gincana, para que o espírito solidário de todos se sobressaísse”, afirmou a gestora do Justiça Solidária, Jucineide Jacintho.
Foram arrecadadas 3,7 toneladas de produtos não-perecíveis que serão repassados a instituições filantrópicas e aos empregados das empresas terceirizadas que prestam serviço no TRT. As unidades que receberam a premiação simbólica foram os gabinetes dos desembargadores Luiz Cosmo da Silva Júnior, Américo Bedê Freire e Gerson de Oliveira Costa Filho e a Presidência do Tribunal.
Culto ecumênico – a celebração, no auditório do TRT, foi realizada pelo padre Eduardo Carneio (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Cohafuma), o pastor Mário Porto (Comunidade Vida) e Ana Luíza Nazareno (Federação Espírita). Houve também a apresentação do cantor Serginho Carvalho, acompanhado do tecladista Marcelinho Rebelo.
“Estamos aqui para agradecer pela vida, trabalho e pelo Cisto Salvador. Muitos motivos temos para festejar”, disse o padre Eduardo Carneiro. Ao fazer sua reflexão, Ana Luíza Nazareno enfatizou o nascimento de Jesus Cristo como o verdadeiro significado do Natal. “Jesus continua nascendo a cada dia para muitas pessoas. Ele nasce em nossos corações sempre que acordamos para a vida; todas as vezes que estendemos a mão para ajudar ao próximo. Aproveitemos o clima do Natal para fazer o bem”, convocou. O pastor Mário Porto encerrou a celebração lembrando que é tempo de equidade e justiça; tempo de todos, através das ferramentas que Deus dá, reconstruírem sonhos e projetos. “Que em 2010 possamos nos aproximar mais de Deus para sermos mais humanos e mais convictos”, afirmou.
Antes do culto, o grupo de teatro do TRT fez um exercício cênico do texto “Estatuto do Homem”, de Thiago de Mello. Integram o grupo, que é dirigido pelo ator e professor de teatro, Lio Ribeiro, as servidoras Ângela Craveiro (Folha de Pagamento), Gisélia Castro (Planejamento), Suely Cavalcante e Wanda Cunha (Comunicação).
Para acessar o painel de fotos acesse o endereço: http://www.trt16.jus.br/albuns/ConfraternizacaoTRT2009/