TRT comemora conquistas e entrega condecoração a entidades e pessoas que contribuíram com a Justiça do Trabalho ao longo de 30 anos
Em um ano marcado por várias conquistas, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) fez, nesta quinta-feira (05), o reconhecimento a entidades e pessoas pelas contribuições longo dos seus 30 anos de instalação. Foram entregues medalhas e certificados a instituições e veículos de comunicação, autoridades, personalidades maranhenses e nacionais, magistrados, servidores e terceirizados, que contribuíram com o Tribunal no desempenho de suas atividades nessas três décadas.
A presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, pontou a gestão humanizada como diferencial para promover o diálogo e acolhimento de todos que fazem a instituição. Ressaltou e elogiou a parceria com o governo do Estado, que resultou em termo de cooperação com o TRT para a realização de obras e reinserção de custodiados. Lembrou ainda as conquistas do Tribunal nos últimos dois anos, como, por exemplo, o cumprimento das metas estabelecidas pelo poder judiciário. "Em sede histórica de recorde absoluto, cumprimos 13 das 14 metas instituídas, sendo seis inéditas", comemorou. "Em 2018, saltamos do penúltimo lugar para terceiro no quesito eficiência. Somos o terceiro tribunal mais eficiente da Justiça do Trabalho brasileira", completou a presidenta.
Outras conquistas também foram relembradas, tais como a maior evolução em produtividade de todo o Poder Judiciário, a conquista do Prêmio de Qualidade 2019 do Conselho Nacional de Justiça, na categoria prata, colocando o Tribunal entre os quatro melhores do país nesta categoria. Destacou projetos na área de acessibilidade e responsabilidade social como a campanha Entre Rodas, que está sendo exportada para outros Tribunais a partir de iniciativa do TRT-MA. Pontuou a eficiência na utilização dos recursos do orçamento com a redução de 33% com diárias e passagens em 2018 e que deverá chegar a 50% em 2019 e a implementação da gestão por competência para que cargos comissionados fossem preenchidos a partir de seletivo interno.
Homenagens
Foram homenageados o Ministério Público do Trabalho, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Maranhão, a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI) e a Associação Maranhense dos Advogados Trabalhistas (AMAT). Também foram homenageados o Jornal Pequeno, Jornal O Imparcial, Jornal O Estado do Maranhão, Sistema Mirante de Comunicação, Sistema Difusora de Comunicação, Tv Guará, Rádio e Tv Cidade, Rádio e Tv São Luís, Rádio Educadora e Rádio Timbira.
Entre as autoridades locais receberam a condecoração a deputada estadual, Helena Duailibe, o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, o superintendente da Secretaria de Patrimônio da União do Maranhão, José Ribamar Monteiro Segundo, o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, o coordenador jurídico regional da Caixa Econômica Federal no Maranhão, Gustavo Amaral.
Também foram homenageados autoridades nacionais. Receberam a condecoração as presidentas dos TRTs, desembargadoras Pastora do Socorro Teixeira Leal (Pará); Mari Elêda Migliorini (Santa Catarina); Ana Paula Tauceda Branco (Espírito Santo), Liana Chaib (Piauí) e Eleiney Bezerra Veloso (Mato Grosso), além da corregedora Ruth Barbosa Sampaio (Amazonas/Roraima) e a desembargadora Maria de Lourde Linhares Lima de Oliveira (Bahia)
Clique AQUI para ver o álbum de fotos da solenidade.