TRT comemora Dia Internacional da Fotografia com exposição
quarta-feira, 19 de Agosto de 2009 - 14:16
Redator (a)
Valquíria Santana
Em comemoração ao Dia Internacional da Fotografia, 19 de agosto, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA) abriu, nesta quarta-feira (19), a Exposição “O Mundo do Trabalho”, que reúne as fotos do I Concurso de Fotografia da Justiça do Trabalho no Maranhão. A exposição fica aberta ao público, até o próximo dia 04 de setembro, no Espaço de Arte do Fórum Astolfo Serra (Avenida Senador Vitorino Freire, s/n, Areinha), ao lado do prédio do Tribunal Regional Eleitoral. O horário de visitação é das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira.
As mesmas fotografias, só que em banners, também fazem parte da mostra itinerante “Mundo do Trabalho”, que percorre as Varas Trabalhistas do interior do Estado. Atualmente está em cartaz na sede da VT de Pedreiras (Avenida Marly Bouéres, 1026), aberta para visitação, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, durante 30 dias. A mostra, apresentada em banners, já esteve nas Varas de Chapadinha, Timon e Caxias e vai percorrer as 15 VT´s do interior.
A exposição, organizada pelo Serviço de Comunicação do TRT, traz os trabalhos dos fotógrafos Edgar Rocha (vencedor do concurso), Meireles Júnior (2º lugar), Pedro Araújo (menção honrosa) e José Evandro Firmino Filho e dos repórteres fotográficos do jornal O Imparcial, A. Baêta (3º lugar), e do Jornal O Estado do Maranhão, Biaman Prado. Há também foto cedida pelo Grupo Móvel do Ministério do Trabalho. O Concurso de Fotografia ocorreu em 2005.
As fotos estão expostas em painéis de 1,20m x 80cm, cada um. São imagens que representam a visão de cada fotógrafo sobre o mundo do trabalho. São imagens de homens e mulheres no exercício de suas profissões, além de crianças em situação de trabalho. Cada fotografia é acompanhada de texto sobre direitos trabalhistas, trabalho escravo e infantil, informações sobre a Justiça do Trabalho no país e no Maranhão, entre outros.
A presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, disse que atividades como essa estimulam a reflexão sobre os direitos sociais. “Quando o cidadão conhece seus direitos e deveres, pode, efetivamente, exercê-los”, afirmou a magistrada.
Segundo a chefe do Serviço de Comunicação, jornalista Edvânia Kátia, a exposição fotográfica integra a Campanha “Justiça do Trabalho: cidadania ao alcance de todos” e as atividades que comemoram, em 2009, os 20 anos do TRT, como parte do projeto Memória e Cultura, realizados pelo Serviço de Comunicação e Centro de Memória e Cultura (Cemoc).