TRT concorre a prêmios do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão está concorrendo em cinco categorias na edição do 7º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, uma atividade do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação e Justiça (Conbrascom 2009), que será realizado de 02 a 04 de setembro deste ano, em São Luís, no Rio Poty Hotel. O Prêmio contempla trabalhos das Assessorias de Comunicação do Judiciário e do Ministério Público em 18 categorias.
O Conbrascom é uma promoção do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça. Em São Luís, assessores de comunicação do Poder Judiciário e do Ministério Público estarão comemorando dez anos de debates sobre projetos e ações desenvolvidas pelas assessorias por uma política de comunicação democratizada, voltada para o interesse público e promoção da cidadania.
Pelo TRT do Maranhão, o projeto Banco de Idéias está concorrendo nas categorias Endomarketing e Inovação. A Campanha Atitude está inscrita na categoria Campanha de Comunicação. O Projeto Justiça & Imprensa concorre na categoria Relacionamento com a Mídia e na categoria Projeto Institucional foi inscrito o Projeto Memória e Cultura. A presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, elogiou as iniciativas. “Estamos participando deste prêmio para compartilhar as boas práticas desenvolvidas por este Tribunal com outras instituições. Aproveito para parabenizar os servidores envolvidos na realização destas atividades, o quanto é importante o engajamento de cada um deles”, destacou.
A chefe do Serviço de Comunicação TRT do Maranhão, Edvânia Kátia Silva, lembrou que no ano passado o Tribunal venceu o prêmio na categoria Relacionamento com a Mídia e acredita em um bom desempenho na edição deste ano. “A nossa expectativa é a de que possamos ter desenvolvido um bom trabalho para, mais uma vez, trazermos para o nosso Tribunal o reconhecimento pelas atividades realizadas”, disse.
OS PROJETOS BANCO DE IDÉIAS - Coordenado pelo Serviço de Comunicação do TRT-MA em parceria com uma comissão multidisciplinar (composta por servidores dos Serviços de Ouvidoria e Planejamento, Setor de Cerimonial e um representante das Varas do Trabalho), é uma ação de endomarketing, ação inovadora nas organizações públicas, para facilitar o fluxo de informação na organização, além de ser um canal direto de comunicação entre os segmentos do órgão. A proposta é estimular o potencial criativo e inovador dos magistrados e servidores para a solução de problemas corporativos.
CAMPANHA ATITUDE - A Campanha Atitude, realizada pelo Serviço de Comunicação em parceria com a Comissão Ambiental do TRT, foi lançada em março deste ano. A campanha é uma das ações estratégicas do TRT-MA voltadas para a sensibilização do público interno (magistrados e servidores) e externo (comunidade) quanto à importância da adoção de práticas socioambientais responsáveis.
JUSTIÇA & IMPRENSA - Desenvolvido pelo Serviço de Comunicação, tem o objetivo de despertar nos profissionais da mídia o interesse pela cobertura dos temas relacionados aos direitos sociais e, em especial, ao mundo do trabalho, de forma a contribuir para o desenvolvimento da cidadania e inclusão social. Como não visa apenas um público específico, mas diversos públicos da relação Judiciário-Imprensa, o projeto prevê ações para magistrados, servidores, profissionais da mídia, estudantes e a sociedade de um modo geral.
MEMÓRIA E CULTURA - Lançado pelo Tribunal em junho deste ano, na solenidade de inauguração do Espaço de Artes do TRT. O projeto integra as ações estratégicas do TRT para a preservação do patrimônio material e imaterial da Justiça do Trabalho e está sendo desenvolvido pelo Centro de Memória e Cultura e Serviço de Comunicação. Entre as atividades já realizadas no projeto estão o Salão de Artes Talentos do TRT, exposição “Designer e Tecnologia a serviço do ambientalismo”, concurso artístico painel decorativo do Fórum Astolfo Serra, entre outros.