TRT do Maranhão elege novo ouvidor
Os desembargadores Gerson de Oliveira Costa Filho e Alcebíades Tavares Dantas foram eleitos, por unanimidade, ouvidor e ouvidor substituto do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão (TRT-MA), para o biênio 2012/2013. A eleição ocorreu na última segunda-feira (16), em sessão do Tribunal Pleno.
O desembargador Gerson de Oliveira vai substituir no cargo de ouvidor o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior que assumiu a vice-presidência e corregedoria do TRT-MA, em janeiro deste ano para o biênio 2012/2013.
Gerson de Oliveira Costa Filho é maranhense de São Luís; mestre na área de Concentração em Direito Público; doutorando em Direito; ex-procurador do Estado do Maranhão; ex-assessor chefe da Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão e ex-procurador-geral do Município de São Luís.
Advogado militante na Justiça do Trabalho por mais de 15 anos, em novembro de 2001 Gerson de Oliveira tomou posse como juiz do Trabalho do TRT da 16ª Região (MA). Foi vice-presidente e corregedor do Tribunal no período de 2005/2007 e presidente de junho de 2007 a junho de 2009.
Alcebíades Tavares Dantas nasceu em Russas, no estado Ceará e iniciou suas atividades na magistratura no TRT da 7ª Região (CE), sendo o juiz presidente instalador do TRT-16ª Região (MA). Foi presidente do TRT-MA de 1993 a 1995, retornando à presidência do tribunal em 2001, onde permaneceu até 2003.
É ex-advogado do Estado do Rio de Janeiro e ex-professor da Universidade Federal do Maranhão; tem formação psicanalítica; diplomado pela Escola Superior de Guerra (ESG). Recebeu o título de Cidadão Maranhense outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão.
Ouvidoria do TRT-MA - criada por meio da Resolução Administrativa nº 33/2006. De março de 2006, quando foi instalada, até dezembro do ano passado funcionou no 5º andar do prédio sede do TRT-MA. Atualmente está instala no 1º andar do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas Trabalhistas da Capital (Ave. Senador Vitorino Freire, s/n, Areinha).
Quando a Ouvidoria foi instalada foi designada para ser ouvidora a desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, atual presidente do TRT-MA, e como ouvidor substituto o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior que passou a ser titular do cargo com a eleição da desembargadora Ilka Esdra para a vice-presidência e corregedoria, para o período de 2009/2011.