TRT faz entrega de donativos à Defesa Civil nesta 6ª feira
quarta-feira, 6 de Maio de 2009 - 14:26
Redator (a)
Valquíria Santana
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) entrega nesta sexta-feira (08), pela manhã, à Defesa Civil, os produtos da campanha solidária em benefício das famílias desabrigadas pelas chuvas no interior do Estado. São donativos arrecadados por magistrados e servidores do Tribunal e Varas Trabalhistas de São Luís. Os advogados que desejarem participar também podem entregar os donativos na sede do TRT (Avenida Senador Vitorino Freire), no bairro Areinha.
As doações ainda podem ser entregues até esta quinta-feira (07). São alimentos não perecíveis, roupas, toalhas e cobertores, material de higiene e limpeza e água mineral. Os produtos serão repassados pela Defesa Civil a cidades como Pedreiras, uma das mais castigadas pelas chuvas, e que está com os serviços de abastecimento de água potável, gás e suprimentos prejudicados porque as estradas que dão acesso ao município estão cortadas. O município está em situação de emergência provocada pela enchente do Rio Mearim e pelas fortes chuvas que atingem a região.
O presidente do TRT-MA, desembargador Gerson de Oliveira, disse que a campanha é um ato de solidariedade e de humanidade e incentiva magistrados e servidores a fazerem suas doações. “Toda contribuição é importante e a oportunidade de colaborar para aliviar o sofrimento de alguém é ainda mais importante”, destacou. O desembargador destacou que todos estão mobilizados nessa campanha.
A campanha é uma iniciativa do TRT-MA, Tribunal Regional Eleitoral e Justiça Federal, realizada desde o último dia 27. No ano passado no período das chuvas, também foram arrecadados alimentos, utensílios domésticos, sapatos, colchões, lençóis e colchas de cama, toalhas, materiais de limpeza e higiene pessoal. Os produtos foram entregues à Defesa Civil do Estado que repassou ao Voluntariado de Obras Sociais (VOS) para distribuição entre os municípios mais castigados pelas chuvas em 2008.
A ação de solidariedade integra o Projeto Justiça Solidária, uma das atividades do Programa Mais Cidadania, desenvolvido pelo TRT-MA. A gestora do Projeto, Jucineide Moreira Jacintho, explica que a ação solidária de magistrados e servidores, até o momento, já resultou no recebimento de roupas, lençóis, redes, sapatos, brinquedos e cestas básicas e que a campanha prossegue porque o número de desabrigados tem aumentado diariamente.
Suspensão de audiências - devido às fortes chuvas que caem no interior do Maranhão e que cortam estradas, deixam intrafegáveis os acessos aos municípios ou provocam enchentes de rios, algumas Varas Trabalhistas estão suspendendo as audiências. Em Pedreiras, a Vara do Trabalho suspendeu todas as audiências e os prazos judiciais desta semana. A VT de Presidente Dutra adiou 150 audiências da itinerância que ocorreria esta semana em São Domingos do Maranhão.
Nas Varas de Timon e Chapadinha, foram suspensas as audiências previstas para esta semana e em São João dos Patos, devido à dificuldade de acesso ao município, alguns advogados solicitaram adiamento de audiências. Na semana passada, A VT de Barreirinhas também suspendeu audiências durante três dias.