TRT inaugura Espaço de Artes
Aberto para exposições artísticas, lançamentos de livros, recitais de poesia e outras atividades de arte e cultura, foi inaugurado nesta terça-feira (09), pela manhã, na sede do Fórum Astolfo Serra (Areinha), o Espaço de Arte da Justiça do Trabalho no Maranhão. A exposição inaugural, que fica em cartaz até o dia 10 de julho, reúne obras produzidas por servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Durante a solenidade, o presidente do TRT, desembargador Gerson de Oliveira, lançou o Concurso Artístico do Painel Decorativo do Fórum, aberto aos profissionais das artes plásticas de todo o Brasil. “Este é um momento muito importante para a história da Justiça do Trabalho no Estado. Realizamos aqui um sonho que, sem a ajuda de nossos magistrados e servidores, não seria possível”, disse o presidente do TRT.
O Espaço de Arte funciona no Centro de Memória e Cultura (Cemoc), que reúne um acervo de documentos, fotografias, móveis antigos, indumentárias e outros objetos históricos. “Começamos montando essa história entrevistando pessoas, reunindo documentos, inclusive buscando muitas informações e material no TRT da 7ª Região, ao qual o Maranhão era ligando antes da instalação do nosso Tribunal, em 1989”, acrescentou o desembargador. A inauguração do Espaço de Arte integrou as comemorações dos 20 anos do TRT-MA.
A diretora do Fórum Astolfo Serra, juíza Solange Cristina Passos de Castro, destacou que o Espaço de Arte é mais uma alternativa para que os artistas locais possam expor seus trabalhos. Os servidores do Cemoc, Rosemary Rocha e Paulo Rios, explicam que para exposições temporárias os interessados devem agendar suas datas, sem qualquer custo para ao artista, no Cemoc (Avenida senador Vitorino Freire, s/n, bairro Areinha) ou pelo e-mail memoria@trt16.gov.br.
Participaram da solenidade de inauguração também a vice-presidente e corregedora do TRT, Márcia Andrea Farias da Silva, juízes, servidores da JT-MA e convidados. Durante a cerimônia houve apresentação de talentos da casa, com a servidora e jornalista Wanda Cunha recitando a poesia “As Duas Ilhas”, de sua autoria, e servidor Isaac Barros, com a música “Dia de Festa” , composição própria.
Salão de Arte- Talentos do TRT A exposição aberta ao público, no Salão de Arte, de segunda a sexta-feira, no horário e expediente do Fórum Astolfo Serra, até o dia 10 de julho, reúne obras produzidas por servidores da JT. Raimunda Nonata Araújo expõe três fotografias que produziu durante viagem no ano passado à Turquia e à Grécia, além de foto de um caboclo de fita, personagem do bumba-meu-boi maranhense. A jornalista Edvânia Kátia expõe a fotografia “Vida de Palhaço”, que mostra a vida dos trabalhadores sobre os seus mais variados ângulos. Stefânia Amorim traz duas fotografias panorâmicas do setor de produção de ferro-gusa no município de Açailândia, interior do Estado. Luana Cunha levou para o Salão de Arte uma peça em ponto de cruz, que bordou por ocasião do nascimento de sua filha. Gerusa Rodrigues traz duas obras decorativas em mosaico. Célia Muniz apresenta ao público uma escultura em argila do anjo Gabriel e peças decorativas. Vilcléa Diniz mostra peças decorativas, com a técnica de decoupáge. Já o servidor Luiz Pires apresenta uma escultura produzida com material reciclável.
Painel decorativo – o concurso artístico para criação do painel decorativo do Fórum Asltofo Serra traz o tema “Direitos Sociais”. Podem se inscrever profissionais das artes plásticas de todo o Brasil - devidamente habilitados para o exercício profissional - no período de 20 de julho a 07 de agosto deste ano, pelos correios ou Cemoc. O regulamento será disponibilizado, a partir do dia 15 deste mês, no site www.trt16.gov.br. O Espaço de Arte foi criado no plano de gestão estratégica para o biênio 2007/2009, no Projeto Memória e Cultura que tem como objetivo evocar a memória da Justiça do Trabalho no Maranhão, garantindo à sociedade a preservação dos bens materiais e imateriais do Judiciário Trabalhista. A iniciativa contribuiu, ainda, para o fortalecimento da instituição e sua aproximação com a sociedade por meio das atividades culturais.