TRT-MA abre exposição fotográfica em homenagem aos 400 anos de São Luís

terça-feira, 7 de Fevereiro de 2012 - 10:32
Redator (a)
Wanda Cunha

Aberta nesta segunda-feira (06.02), no Espaço de Arte do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), a exposição “São Luís – Cantos e Encantos”, uma homenagem do tribunal aos 400 anos de fundação da cidade de São Luís. São 20 fotografias que também ilustram seu calendário institucional de 2012. A exposição traz belas imagens de São Luís captadas pelas lentes do repórter fotográfico Maurício Alexandre.

As fotografias em exposição ganharam legendas de fragmentos de músicas de compositores maranhenses, que cantam a Ilha de Upaon-Açu, também denominada Ilha dos Amores, Cidade dos Azulejos, Athenas Brasileira, Capital do Reggae, e que comemora, neste ano, seus 400 anos. Cada paisagem mostra um perfil cultural da cidade, traçando a trajetória paisagística dos seus costumes, lendas e tradições.

Assim, “São Luís – Cantos e Encantos” é um olhar histórico e, ao mesmo tempo, poético, sobre os azulejos da cidade, a Festa da Juçara, o fofão do Carnaval de rua; um olhar cantante e encantado sobre a cidade do tambor de crioula, da quadrilha, da dança do coco, da dança da fita, do bumba-meu-boi, da festa do divino. Também mostra a beleza das igrejas seculares, dos prédios coloniais e das suas praias.

A exposição é uma realização da presidência do TRT-MA, do Centro de Memória e Cultural (Cemoc) e do Serviço de Comunicação do tribunal e ficará em cartaz até o próximo dia 02 de março, no Espaço de Arte, instalado no Cemoc (Fórum Astolfo Serra, Av. Senador Vitorino Freire, s/nº, Térreo, Areinha), de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 11h30 e 12h30 às 15h.

Autor - atualmente Maurício Alexandre é repórter fotográfico do jornal “O Imparcial”, em São Luís (MA). Sua experiência profissional inclui estágio em fotojornalismo no Jornal Diário de Pernambuco (1978) e repórter fotográfico dos jornais O Dia (1979), Jornal da Manhã (1980), Jornal de Hoje (1981-1993), Diário do Norte (1985-1987), O Imparcial (1996), além da Prefeitura de São Luis (1997-2008), onde também foi coordenador de fotografia.

O expositor colaborou para a  implantação de fotografias coloridas nos jornais Diário do Norte, O Estado do Maranhão e O Imparcial. Ao longo desses 30 anos, Maurício Alexandre traz na bagagem experiências  como a  cobertura do SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em São Luís; os  projetos culturais Pixinguinha e Terça Cultural; eventos como a passagem da Tocha Olímpica pela capital maranhense; os  jogos da Seleção Brasileira dentre outros.

Maurício Alexandre também fez a cobertura das visitas, em São Luís,  do Papa João Paulo II;  do presidente da Venezuela, Hugo Chaves; e do então presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A inovação é uma marca do trabalho desse fotógrafo que ministra oficinas e cursos básicos de fotografia  e  também para profissionais.

Fotos: Larissa dos Santos  

91 visualizações