TRT-MA adere à campanha internacional Coração Azul
A fachada do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) ficará iluminada na cor azul durante esta semana, no horário de 18h às 24h. A estratégia de comunicação visual faz parte da campanha internacional Coração Azul de mobilização pelo enfrentamento ao tráfico de pessoas.
O TRT-MA fez adesão à Semana Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que no Maranhão, está sendo coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Ao se “vestir” da cor azul, o TRT colabora na disseminação do símbolo internacional de luta contra o tráfico de pessoas. O símbolo faz parte da Campanha Coração Azul idealizada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Droga e Crime (UNODC) para sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o tráfico de pessoas.
Em todo o país, a Semana será realizada no período de 25 a 30 de julho e inclui diversas atividades. No Maranhão, a programação terá iluminação de fachadas de prédios públicos, definição de estratégias de enfrentamento e debates. A programação está disponível no site da Sedihpop.
TRT “Coração Azul” – A iluminação na cor azul do prédio-sede do TRT-MA foi produzida pela Coordenadoria de Serviços Gerais. De acordo com Sérgio Pinho, chefe-substituto, a cor azul é reproduzida por dois refletores com lâmpadas de vapor metálico instaladas na marquise do Tribunal. As lâmpadas foram doadas pelo servidor Luiz Pires e os serviços elétricos foram feitos pelo Setor de Eletricidade, sob a coordenação dos Serviços Gerais.
Dia Mundial – A ONU instituiu a data 30 de julho como o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas e através da Campanha Coração Azul insere ações de mobilização e de conscientização da sociedade no combate às redes internacionais de tráfico de pessoas. No Maranhão, o governo do Estado lançou, em 16 de setembro de 2015, por intermédio do Decreto nº 31.124, o Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
A Campanha Coração Azul também estimula a participação individual via redes sociais, por exemplo, mudando a foto no perfil, assistindo e compartilhando vídeos, etc. Para mais informações e materiais da campanha acesse o site UNODC. Outras informações sobre a Semana estão disponíveis no site da Sedihpop.
Fotos: Luiz Pires