TRT-MA adota suíte de aplicativos e de e-mail do Google e abre inscrições para capacitação de servidores
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16) promoverá dois treinamentos e duas palestras que abordarão as funcionalidades do GSuite, a nova ferramenta do Google que, dentre outras novidades, vem substituir o e-mail do Zimbra e o bate-papo do Spark. As inscrições estarão abertas até a próxima segunda-feira, dia 3 de setembro, no Portal da Escola Judicial, no site do TRT.
A capacitação, organizada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) do TRT-MA, por meio do Setor de Infraestrutura Computacional, tem como público-alvo os servidores e magistrados do tribunal que tenham interesse em conhecer e aproveitar todo o potencial da nova plataforma que permitirá uma maior colaboração na instituição. Ao todo, o público-alvo do tribunal terá um ecossistema de mais de 10 aplicativos diferentes que os ajudarão a melhorar a organização e aumentar a produtividade de forma individual ou colaborativa com várias pessoas simultaneamente. Como exemplo de aplicativos, estão o Gmail, Google Drive, Hangouts Chat, Google Meet, Google Documentos/ Planilhas/ Apresentações (Suite Office), entre outros recursos. A nova solução será implantada no TRT a partir de 1º de setembro deste ano.
Serão ministradas duas palestras e dois treinamentos “mão-na-massa”por Fabiano Shimosako, nos dias 4 e 5/9. As palestras ocorrerão pela manhã no horário de 9h às 11h. Já o treinamento ocorrerá à tarde das 13h30 às 17h30. Nas palestras, que acontecerão no Auditório "Professora Maria da Graça Jorge Martins" da EJUD16, Fabiano dará uma visão geral sobre a nova plataforma de modo a apresentar aos usuários seus potenciais e tudo o que há de novo. Nos treinamentos, o foco será a prática. Neles os usuários terão a oportunidade de usar suas contas no GSuite para realizar as configurações e aplicar as dicas que o instrutor dará ao longo das 4 horas de capacitação na Sala de Treinamento da EJUD16.
Fabiano Shimosako é bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Bandeirante de São Paulo, especialista Change Management da empresa RW3 Tecnologia, com seis anos de experiência nas soluções do Google Apps for Work (atual GSuite).
Com informações do Setor de Infraestrutura Computacional da CTIC.
Matéria editada no dia 28.8.2018, às 16h23.