TRT-MA apoia a campanha “24 horas pelo Glaucoma”

sexta-feira, 14 de Maio de 2021 - 14:54
Redator (a)
Suely Cavalcante
Fachada do prédio-sede do TRT-MA iluminada na cor verde em adesão à campanha "24 horas pelo Glaucoma"

Sensibilizado pela mobilização nacional para a conscientização sobre o glaucoma, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargador José Evandro de Souza, determinou a adesão do Regional à campanha “24 horas pelo Glaucoma”, desenvolvida no país pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). Assim, as instalações do prédio-sede ficarão iluminadas durante o mês de maio na cor verde, escolhida para simbolizar a campanha de conscientização.
A proposta para adesão do TRT à campanha foi feita pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio do Ofício Circular 14-SG, da Secretaria-Geral do Conselho Nacional de Justiça, que também aderiu à campanha, atendendo solicitação do CBO.
A Lei n° 10.456/2002 instituiu o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma em 26 de maio. A doença é considerada como a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O glaucoma provoca a atrofia do nervo óptico, que é responsável por conectar o olho ao cérebro, o que interrompe a transmissão dos sinais entre esses dois órgãos, causando a cegueira. Geralmente, a doença ocorre devido ao aumento da pressão intraocular. Saiba mais sobre o glaucoma.

80 visualizações