TRT-MA aprova Plano Diretor de TIC para 2018
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, aprovou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região para o exercício de 2018, conforme a Portaria do Gabinete da Presidência nº 294/2018. A elaboração de Plano Diretor de TIC está prevista na Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 211/2015, no artigo 6º.
Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) do TRT-MA, Claudio Henrique Carneiro Sampaio, o plano diretor tem como propósito orientar as ações e projetos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT da 16ª Região para o período de 2018, estando alinhado aos objetivos estratégicos do Tribunal, os quais foram definidos no Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) 2017- 2020 e no Plano Estratégico Institucional 2015-2020. O plano abrangerá todas as unidades do Tribunal e terá o período de validade de um ano, compreendendo o período de janeiro a dezembro de 2018.
Ainda, segundo a CTIC, o PDTIC é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), constituindo-se uma ferramenta importante de auxílio ao cumprimento do Planejamento Estratégico de TIC e, consequentemente, do Planejamento Estratégico do Tribunal.
De acordo com o PDTIC, a previsão é efetuar a execução de 79 projetos e 46 contratações a partir do levantamento das necessidades de soluções de TIC. A definição de projetos e contratações baseou-se nas demandas dos setores do Tribunal, achados de auditoria do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), determinações da ENTIC-JUD e participação em projetos nacionais (CSJT) , e do alinhamento dessas necessidades com os planos estratégicos do Tribunal.
CTIC - a área de Tecnologia da Informação e Comunicação do tribunal é formada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) e tem no Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGovTIC) e no Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGesTIC) o direcionamento para a sua atuação.
A CTIC está subordinada à Secretaria de Administração, unidade vinculada à Diretoria-Geral. Estão subordinadas à Coordenadoria a Seção de Segurança da Informação (SSI), Seção de Apoio ao PJe-JT (SPJE), Setor de Governança de TI (SGTI), Setor de Infraestrutura Computacional (SIC), Setor de Desenvolvimento de Sistemas (SDS) e Setor de Relacionamento com o Cliente (SRC).