TRT-MA arrecada alimentos para o Natal Solidário
Os servidores e magistrados do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) e das Varas Trabalhistas da Capital estão arrecadando alimentos não-perecíveis para a III Gincana Natal Solidário. Os produtos arrecadados serão destinados a entidades filantrópicas de São Luís. A iniciativa integra o projeto Justiça Solidária, ação de responsabilidade social desenvolvida pelo TRT, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Justiça Federal (JF).
O TRT iniciou sua participação na 3ª edição da campanha no último dia 23, durante o encerramento da IV Semana do Servidor, com uma sessão no Cine Box do Shopping São Luís, onde os ingressos foram trocados por alimentos não-perecíveis. As ações do projeto Justiça Solidária também estão concentradas no Programa Mais Cidadania, um dos cinco eixos estratégicos do Plano de Gestão do biênio 2007/2009 do TRT-MA. Participam da comissão organizadora da gincana as servidoras Jucineide Moreira Jacinto (TRT), Patrícia Santos Pimentel (TRE) e Joseane Zacharias Marques (JF).
Cada órgão constitui sua Comissão Interna de Arrecadação e Conferência, responsável pela sensibilização da campanha, pela recepção dos alimentos, divulgação do resultado e entrega às entidades filantrópicas. As três equipes de arrecadação são premiadas com os 1º, 2º e 3º lugares, de acordo com o desempenho de cada órgão. No TRT, a Comissão Interna de Arrecadação e Conferência, neste ano, é formada pelas servidoras Ana Célia Ferreira Mendes (Controle Interno), Sílvia Rosana Ferreira Coelho (4ª VT de São Luís), Vilcléa Regina Santos Diniz (Diretoria de Pessoal), Maria Elizabete de Sousa Barbosa (Biblioteca), Elaine Moraes Pacheco (Diretoria de Pessoal) e Alessandra Vieira César Borges (Presidência).
Arrecadação - No ano passado, nos três órgãos, foram arrecadados 30 mil quilos de alimentos e, no ano anterior, 12 mil, quando o TRT ficou em segundo lugar, com 4,5 das 12 toneladas arrecadas. O vencedor da competição de 2006 foi o TRE, com 21,6 toneladas. O segundo e terceiro lugares ficaram com o TRT, com 7,4 toneladas e JF, com 1,4 tonelada.
A gincana mobiliza os servidores do Poder Judiciário Federal do Maranhão a trabalharem de forma solidária e lúdica, em favor de entidades que desenvolvem atividades sociais junto às comunidades. Os produtos arrecadados atendem, atualmente, a cerca de 50 entidades filantrópicas de São Luís, dentre as quais o Projeto Integração Social de São Luís (Vila Luizão), Desafio do Jovem do Maranhão (Cidade Operária), ITAMA (Vila Isabel Cafeteira), Casa Sonho de Criança (Fé em Deus), Lar de José (Anil), Escola de Cegos (Bequimão), Lar Pouso da Esperança (Cohab-Anil), Casa do Sagrado Coração de Jesus (Cantinho do Céu) e as creches Estrela do Oriente (Recanto dos Vinhais), Sementeira de Luz (Centro), Mãezinha do Céu (Cohafuma) e Creche Escola Clube de Mães do Turu (Turu). Qualquer alimento não-perecível pode ser doado, entretanto só contam para pontos na gincana arroz, feijão, macarrão, açúcar, óleo, sardinha em lata, fubá de milho pré-cozido, leite em pó ou líquido em caixa, café e biscoito.
No TRT, as doações devem ser encaminhadas à Secretaria de Coordenação Administrativa e Capacitação (3º andar), bairro Areinha, até às 17h do dia 11 de dezembro. Nos dias 12 e 13, será feita a apuração da arrecadação e veiculado o resultado e no dia 14 de dezembro, a premiação das equipes vencedoras. Mais informações sobre a gincana podem ser obtidas pelos telefones 3218 9419 / 3218 9576.