TRT-MA avança com serviços de manutenção predial para garantir melhorias estruturais nos prédios da JT  

quarta-feira, 15 de Maio de 2019 - 14:24
Redator (a)
Edvânia Kátia
Diretor-geral, Celson Costa, com o chefe da Seção de Engenharia, Ricardo Beckman, e o coordenador da CTIC, Claúdio Sampaio
Celson, Cláudio e Ricardo na área externa do datacenter em construção no FAS

Os serviços de manutenção que garantem as melhorias estruturais no prédio-sede e nas varas trabalhistas de São Luis continuam a pleno vapor. O diretor-geral do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (16ª Região), Celson de Jesus Moreira Costa, voltou a inspecionar na semana passada a instalação do datacenter do Fórum Astolfo Serra, a nova portaria do prédio-sede e o local onde vão funcionar as futuras instalações do Arquivo Geral na sede das varas trabalhistas. Participaram da visita técnica, o coordenador da Tecnologia da Informação e Comunicações, Cláudio Henrique Carneiro Sampaio, e o chefe da Seção de Engenharia, Manoel Ricardo Beckman de Jesus. Na manhã de quinta-feira (9), o diretor visitou o futuro estacionamento dos servidores, que fica próximo à sede do tribunal.
O conjunto de obras e serviços de melhorias estão previstos no Plano Plurianual de Obras do TRT-MA 2018-202 que, nestes dois primeiros anos, está sendo executado pela presidenta do TRT, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, com o apoio da equipe técnica coordenada pela Diretoria-Geral, Secretaria de Administração, Seção de Engenharia e pelas unidades que participam diretamente dos projetos.
Segundo Celson Costa, o TRT do Maranhão está em total sintonia com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). “Nosso objetivo é assegurar a realização do plano de obras e os serviços de manutenção, pois sabemos da importância dessas intervenções para a melhoria da infraestrutura do Tribunal e, por consequência, para os usuários da Justiça do Trabalho, bem como para os magistrados, servidores, terceirizados e estagiários”, afirmou.
Ricardo Beckman diz que a execução desses serviços resulta em eficiência. “No momento em que a Engenharia pode atuar de forma planejada, os resultados são bem melhores”, destacou.
Claudio Sampaio afirmou que o plano de obras prevê investimentos necessários e urgentes na área da Tecnologia da Informação. “É uma área que precisa de investimentos permanentes e a execução do plano de obras é a garantia que recebemos da Administração de que podemos avançar nesta área”, disse.
O Plano Plurianual de Obras foi elaborado a partir do levantamento das necessidades e objetivos estratégicos, orientado pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 114/2010 (alterada pela Resolução CNJ nº 132/2011), pela Resolução do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) nº 70/2010. Dele consta a relação de obras e serviços de manutenção a serem executados, em ordem decrescente de prioridade, em função das deficiências e/ou carências da infraestrutura física e das políticas estratégicas do Tribunal. 
Novas instalações do Arquivo Geral - A Seção de Engenharia já está trabalhando com o projeto de adaptação para as novas instalações do Arquivo Geral do TRT, que vai funcionar no 4º andar do Fórum Astolfo Serra, local onde funcionam as varas trabalhistas de São Luis.
Nova Portaria do TRT - A nova portaria do TRT vai garantir mais visibilidade ao Tribunal. Com a mudança, os usuários vão ter acesso ao prédio pela Avenida Senador Vitorino Freire. Atualmente, a entrada é pela lateral e, com a nova portaria, passará a ser na parte frontal, valorizando a fachada do prédio. Com a nova portaria, será garantida também mais segurança e uma ambiência melhor para visitantes.
Estacionamento - O novo estacionamento do TRT vai funcionar em um terreno ao lado do prédio-sede do TRT. O termo de entrega foi assinado pelo superintendente da SPU no Estado do Maranhão, José Ribamar Monteiro Segundo, em abril deste ano. O imóvel foi adquirido pelo TRT-MA em dezembro do ano passado. Os serviços de manutenção e adaptação para o estacionamento tiveram início em abril. A previsão de entrega é para junho.
Datacenter - Com previsão de inauguração também no mês de junho, o datacenter do Fórum Astolfo Serra é um espelho do ambiente computacional presente no datacenter principal localizado no prédio-sede Tribunal, permitindo a implementação do Plano de Recuperação de Desastres de TI do TRT16, garantindo mais segurança e disponibilidade aos sistemas computacionais, sobretudo do Processo Judicial Eletrônico (PJe), de forma que possam permanecer em operação mesmo quando ocorrer qualquer incidente ou desastres de pequenas ou grandes proporções.

21 visualizações