TRT-MA comemora 18 anos
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargadora Kátia Magalhães Arruda, inaugurou nesta segunda-feira (28), às 10h, o Centro de Treinamento, com laboratório de informática, biblioteca e auditório. Na ocasião foi lançada a logomarca da Ouvidoria Judiciária e apresentado o projeto do novo prédio do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas Trabalhistas da capital. A solenidade que marca as comemorações dos 18 anos do TRT, continuará às 17h, com a inauguração do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho da 16ª Região.
Durante a cerimônia, a desembargadora disse que a criação do Centro de Treinamento integra o Programa “Qualidade de Vida - Qualidade no Trabalho”, instituído pela presidência do TRT. A magistrada também destacou projetos como ginástica laboral, massagem expressa, aquisição de móveis ergonômicos e eventos como a Semana do Servidor, que visam à melhoria da qualidade de vida de magistrados e servidores. “Tendo uma boa qualidade de vida, magistrados e servidores expressarão no seu cotidiano essa melhoria”, acrescentou a presidente.
A desembargadora falou sobre projetos desenvolvidos pelo TRT que procuram dar maior celeridade à prestação jurisdicional e aproximar cada vez mais o Judiciário Trabalhista da sociedade maranhense. A magistrada enfatizou iniciativas como a Vara Itinerante, que de maio de 2004, quando foi implantada, até o ano passado realizou mais de 1.400 audiências no interior do Estado; o Dia D da Conciliação, que teve mais de 300 acordos e mais de 950 audiências; e o movimento nacional “Conciliar é Legal”, que realizou 93% das audiências agendadas para o período com a assinatura de 395 acordos.
Participaram das comemorações dos 18 anos do TRT-MA o vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, ex-presidentes do órgão, desembargadores e juízes trabalhistas, servidores da Justiça do Trabalho, advogados e convidados. Presentes também o presidente e o vice-presidente da OAB-MA, José Caldas Góis e José Guilherme Carvalho Zagallo; o membro da Advocacia Geral da União no Maranhão, Adriano Martins Paiva; o procurador-geral adjunto do município de São Luís, Roberto Pires; e o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região, Inácio de Araújo Costa.
Após a inauguração do Centro de Treinamento, a ouvidora judiciária e desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo fez o lançamento da logomarca da Ouvidoria do TRT. A logomarca foi criada, sem ônus para o TRT, por alunos dos cursos de Desenho Industrial e de Arquitetura das universidades Federal e Estadual do Maranhão, respectivamente. Os universitários Carlos Eduardo dos Santos, Anderson dos Santos, Diogo Santos Pereira, Luís Felipe Viana e Raoni Muniz Pinto, autores do projeto receberam certificados do TRT. “Disponibilizamos o serviço 0800-2822323 para ampliar nossa forma de comunicação com o jurisdicionado. Com isso, o cidadão poderá telefonar para a Ouvidoria de qualquer lugar do Maranhão sem qualquer despesa”, explica a ouvidora judiciária.
A desembargadora Ilka Esdra disse que a Ouvidoria tem procurado fazer a integração não apenas do TRT com a sociedade, mas entre os diversos setores do Tribunal.