TRT-MA comemora Dia do Trabalho com palestras, lançamentos e homenagens
A solenidade em comemoração do Dia do Trabalho, celebrado em 1º de Maio, foi aberta pela presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, na manhã desta segunda-feira (28/5), no Auditório Juiz Ari Rocha, localizado no prédio-sede do tribunal. A comemoração reuniu magistrados, servidores, terceirizados e estagiários do TRT que participaram das palestras “O Sentido do Trabalho” e “Qualidade de Vida e Trabalho”, e também de lançamentos e homenagens a servidores da Justiça do Trabalho no Maranhão.
Ao abrir o evento, a desembargadora Solange contextualizou as circunstâncias em que o Dia do Trabalho foi instituído mundialmente. “Naquele 1° de maio de 1886, na cidade americana de Chicago, milhares de trabalhadores protestaram contra as precárias condições de trabalho. Muitos foram presos, muitos feridos e também muitos foram mortos. O dia 1º de Maio encerra uma significativa história de luta para a humanidade, mas também de luto”. Ela ressaltou que mais de um século depois, há conquistas para comemorar, mas a luta prossegue, pois, em pleno século XXI, ainda existem trabalhadores escravizados, explorados, mal remunerados, discriminados, vitimados pela mitigação ou usurpação de seus direitos historicamente consagrados. “Incube-nos apoiar, participar e contribuir com ações efetivas ao fortalecimento das classes trabalhadoras, pois somente a partir da sua real valorização, transformaremos cada sociedade”, conclamou.
Para ela, o despertar da consciência coletiva de que a força do trabalho é a fonte que confere a dignidade ao ser é o caminho que levará à construção de entidades públicas e privadas fortes, à plenitude profissional de homens e mulheres e à positiva e definitiva transformação social”. “Portanto, sonhemos, mas também lutemos para um dia comemorarmos o Dia do Trabalho em que não exista um único trabalhador sem trabalho e que a todo trabalho sejam asseguradas as condições de humanidade e de dignidade”. A desembargadora congratulou-se com todos da Justiça do Trabalho no Estado, com votos de que prossigam o desempenho das funções com a tarefa de “fazer justiça em prol da sociedade maranhense com dedicação renovada a cada dia e com o amor do primeiro dia de trabalho”.
“O Sentido do Trabalho” - na palestra ministrada por Nehemias Pinto Bandeira, professor do curso de graduação em Administração da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Ceuma, ele disse que o sentido do trabalho está dentro de cada pessoa, e está relacionado ao significado que o trabalho traz para cada um. “E no ambiente de trabalho encontrar sentido tem ficado, às vezes, muito difícil porque as pessoas têm aberto mão de trabalhar no que gostam para trabalhar no que dá dinheiro”, pontuou.
O professor, que faz parte do grupo de pesquisa em Administração e Sociedade da Universidade do Ceuma, disse que pesquisas feitas com milhares de pessoas revelam que o trabalho com sentido é aquele que mobiliza todas as capacidades emocionais, físicas e intelectuais do trabalhador; que proporciona prazer no processo de executá-lo; que permite descobrir a relevância social do que é feito; é o trabalho que proporciona o estabelecimento de relacionamentos positivos; que tem recompensa justa, isto é, um salário justo. “Viver é mais que trabalhar. O trabalho tem sentido para quem tem uma vida fora dele. Você é maior que sua profissão”, afirmou.
"Qualidade de Vida e Trabalho" - o tema foi apresentado pelo professor Carlos César Ronchi, professor do curso de Administração da Universidade Ceuma, integrante do grupo de pesquisa em Administração e Sociedade e autor de livros sobre a temática. Conforme o palestrante, é preciso buscar equilíbrio no trabalho para ter uma boa qualidade de vida. Para ele, primeira ação para ter qualidade de vida e um trabalho bom é adotar o “ainda não” quando não alcançar o resultado. Também é preciso eliminar a barreira do “depois”, ou seja, não adiar o que precisa ser feito, pois, normalmente, o não agir não é intelectual, mas emocional. Outra ação é viver com propósito ou enxergar um significado para a vida. As amizades também são fundamentais, pois nosso cérebro aprende por meio de experiências; e ser coerente. Ronchi disse que o sucesso não pode ser conquistado de fora para dentro. “As pessoas que são felizes no trabalho são as que conquistaram a felicidade interior”, declarou.
Lançamento do livreto “100 Dias de Gestão” – a presidenta Solange lançou o livreto que reúne as principais ações e projetos executados nos 100 primeiros dias atual gestão do TRT-MA. Dentre as ações, estão as que foram implementadas a partir de sugestões de magistrados e servidores; algumas que estavam por fazer, além de ações novas. A desembargadora também falou sobre o slogan da gestão “TRT 16 em Ação! Orgulho do nosso Valor”.
Slogan “TRT 16 em Ação! Orgulho do nosso Valor” - o slogan foi lançado pela servidora Cleonice Pacheco, lotada no Gabinete da Presidência. Cleonice destacou que o slogan tem duas palavras fortes: Orgulho e Valor. “Orgulho é a satisfação com o meu próprio fazer e com o fazer do outro, de fazer uma entrega jurisdicional que o outro precisa”. Valor é muito mais interno e determina a forma como a pessoa ou organização interage com outros indivíduos e com o meio ambiente. Ausência de valores afeta a humanidade, que passa a viver de forma egoísta, cruel e violenta. "Somos profissionais valorosos!”
Homenagens - em seguida, em agradecimento pelo trabalho e dedicação de todos que fazem parte da Justiça do Trabalho no Maranhão, a presidenta Solange fez a entrega de placas de homenagens aos gestores das unidades da JT-MA, representando, cada um, os servidores de suas respectivas unidades.
Representando os servidores assessores de gabinetes e demais unidades:
José de Ribamar Sousa Chagas Júnior - assessor Presidência; Carlos César Pinto Reis - assessor Gabinete Desembargador Américo Bedê Freire; Patrícia Patrocínio Abreu - assessora Gabinete Desembargador José Evandro de Souza; Adriana Silva Sarney Costa - assessora Gabinete Desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho; Elizabeth do Carmo Salgado Leite Menezes - assessora Gabinete Desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva; José Valdionor Costa dos Santos - assessor Gabinete Desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo; Fernanda Cristina Muniz Marques - assessora Diretoria-Geral.
Representando os servidores lotados na Diretoria-Geral e nas Secretarias:
Celson de Jesus Moreira Costa - diretor-geral; Noredim Oliveira Reuter Ribeiro Neto - secretário-geral da Presidência; Sílvia Maria Pontes de Castro - secretária de Administração; Valewska Medeiros de Carvalho Gomide - secretária do Tribunal Pleno; Marcos Pires Costa - secretário da Corregedoria; Safira Serra Sousa Martins - secretária de Coordenação Judiciária; Daniel Leite Guimarães - secretário de Orçamento e Finanças; Allan Carlos de Sousa Marques - secretário executivo Escola Judicial; José de Ribamar Santos Batista - Diretoria do Fórum Astolfo Serra.
Representando os servidores lotados nas Coordenadorias:
José Augusto Castelo Branco Filho - coordenador de Controle Interno; José Maria Lusquinhos dos Santos - coordenador de Gestão de Pessoas; Marcos Antonio de Souza Silva - coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa; Luciana Cristina Gehlen - coordenadora de Material e Logística; Suzana Regina Pontes de Castro Moreira - coordenadora de Precatórios; José de Ribamar Nunes Couto - coordenador de Recursos, Jurisprudência e Acórdãos; Sérgio Raimundo Brito Pinho - coordenador de Serviços Gerais; Cláudio Henrique Carneiro Sampaio - coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações.
Representando os servidores lotados nas Seções:
Edvaldo Pereira de Sousa - chefe da Seção de Almoxarifado; Gisele Fernandes Azevedo Cutrim - chefe da Seção de Aquisições Públicas; Raimunda Nonata Araújo Teixeira - chefe da Seção de Biblioteca e Gestão Documental; Sílvia Adriana Lima Serra Pereira - chefe da Seção de Cerimonial; Rosemary Rocha Araujo - chefe da Seção de Comunicação Social; Marilda Pereira de Sousa - chefe da Seção de Distribuição de Feitos do Fórum Astolfo Serra; Inácia Feitosa Mendes - chefe da Seção de Distribuição e Cadastramento Processual; Manoel Ricardo Beckman de Jesus - chefe da Seção de Engenharia; Vanessa Santana de Araújo Meira de Almada Lima - chefe da Seção de Ouvidoria; Luís de Moura Silva Filho - chefe da Seção de Segurança e Inteligência Institucional; Bartolomeu Cardoso Feitosa - representante da Seção de Saúde.
Representando os servidores lotados nos Setores e demais unidades:
Diomildo Ferreira Andrade - chefe do Setor de Transportes; Margareth Morais - chefe substituta do Setor Gráfico; Wellington Bringel de Almeida -chefe do Núcleo de Assessoramento Jurídico; Pedro Eduardo Pinho Coimbra - chefe do Núcleo de Folha de Pagamento; Edvânia Kátia Sousa Silva - chefe do Centro de Memória e Cultura (CEMOC); Flávio Vietta Filho - supervisor da Central de Mandados; Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar - chefe do Setor de Gestão Socioambiental.
Representando servidores lotados nas Varas do Trabalho:
José Barros de Oliveira Júnior - diretor de secretaria da 1ª VT de São Luís; Carlos Simeão Silva Santos - diretor de secretaria da 3ª VT de São Luís; Samuel Costa de Brito - diretor de secretaria da 4ª VT de São Luís; Geyse Rocha Marques de Sousa - diretora de secretaria da 5ª VT de São Luís; Tereza Cristina Barbosa Ribeiro Vale - diretora de secretaria da 6ª VT de São Luís; Roberto Vieira Linhares - diretor de secretaria da 6ª VT de São Luís; João Victor Gadelha Nogueira - diretor de secretaria da VT de Pinheiro; Stefânia Amorim Silveira - diretora de secretaria da VT de Barra do Corda.
Representando os terceirizados:
César Santos de Oliveira - coordenador do serviço de limpeza e higienização; Angélica Santos Coelho - coordenadora do serviço de recepcionista; Edmilson Barbosa Santos - coordenador dos motoristas; Dulce Moreira Câmara - coordenadora do serviço de vigilância.