TRT-MA comemora Dia Internacional do Meio Ambiente com cine socioambiental
Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) vai promover, no dia 05 de junho, uma sessão de cinema socioambiental, para apresentação do documentário “Lixo Extraordinário”, do diretor Lucy Walker. A sessão vai ocorrer no auditório Ari Rocha (sede do Tribunal), às 10 horas. O evento é uma atividade voltada para o público interno (magistrados, servidores, estagiários e terceirizados) e para a comunidade em geral.
Após a exibição do documentário, será montada uma mesa para discussão da temática abordada no filme, formada pelos servidores do Tribunal, Luiz Pires e Gabriela Gaspar Bello; pela presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Maranhão (Ascamar), Maria José Nascimento e por um representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ao final, o debate será estendido às pessoas que quiserem se manifestar sobre o documentário.
O Cine Socioambiental é uma iniciativa da Escola Judicial e da Comissão Ambiental do TRT-MA e está contemplado no Planejamento Estratégico, alinhado ao tema Responsabilidade Social e Ambiental, que tem como objetivo estratégico difundir a cultura de responsabilidade ambiental por intermédio de ações que assegurem o desenvolvimento sustentável da sociedade, visando à preservação dos recursos ambientais.
Sinopse: Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), “Lixo Extraordinário” acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.