TRT-MA constitui Comitê de Gestão do Projeto Banco de Ideias
sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2011 - 14:16
Redator (a)
Suely Cavalcante
O projeto Banco de Ideias do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) tem novo Comitê de Gestão, integrado pelas servidoras Edvânia Kátia Sousa Silva, chefe do Serviço de Comunicação; Anícia de Jesus Ewerton, chefe do Serviço de Ouvidoria; Natália Bragança Basileu, lotada no Serviço de Planejamento, e Mônica Raquel Gomes Lima Duailibe, diretora de Planejamento. A criação do Comitê foi feita pela Portaria do Gabinete da Presidência nº 16/2011.
O comitê será responsável, até dezembro deste ano, pelo planejamento, encaminhamento e acompanhamento de proposição e execução das atividades referentes ao projeto Banco de Ideias, conforme previsto no Planejamento Estratégico do TRT-MA.
O Banco de Ideias é uma ação inovadora de comunicação interna do Tribunal, contemplado no planejamento estratégico do TRT do Maranhão, alinhado ao tema Política Institucional. As ações do projeto visam facilitar o fluxo de informação na organização, contribuindo assim para acabar com os ruídos da comunicação interna e, ao mesmo tempo, transformar os magistrados e servidores em colaboradores do planejamento estratégico, sugerindo ideias criativas e inovadoras.
O projeto possibilita, ainda, a participação direta de servidores e magistrados na administração do Tribunal, na medida em que eles podem apresentar propostas visando à melhoria dos procedimentos e rotinas de trabalho, contribuindo para que a Justiça Trabalhista no estado melhore cada vez mais os serviços prestados à sociedade.
Instituído em fevereiro de 2008, o Banco de Ideias já recebeu 39 propostas, das quais 13 já foram implementadas. Outras três sugestões foram implantadas parcialmente, uma está em implementação e outras, em análise ou foram indeferidas.
Entre as propostas implementadas estão o projeto de educação a distância, atualmente sob a coordenação da Escola Judicial; a criação do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (Cemoc); incentivo à utilização do chat do TRT; campanhas de solidariedade; retorno do programa de vacinação e de ginástica laboral; instituição do calendário institucional com todos os feriados e casos de suspensão dos prazos processuais no âmbito do TRT da 16ª Região; capacitação dos servidores para uso e interpretação da linguagem Libras; instalação de sensores de presença nos prédios da Justiça do Trabalho e campanhas de conscientização para evitar desperdícios e reduzir o impacto ambiental no TRT da 16ª Região.