TRT-MA cria ranking para divulgar resultados da conciliação
segunda-feira, 14 de Setembro de 2009 - 18:17
Redator (a)
Edvânia Kátia
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão criou o ranking da Conciliação na Justiça do Trabalho do Maranhão. O ranking consiste na divulgação dos indicadores e metas do projeto Conciliar. Para a Semana da Conciliação Meta 2, ao final de cada dia, a Corregedoria do TRT estará divulgando o balanço parcial das conciliações e outros dados. Até sexta-feira, além das audiências previstas, as varas trabalhistas e o Tribunal Regional do Trabalho concentraram em pauta específica os processos que ainda não foram solucionados. Foram incluídos na pauta 2204 processos.
Este ano, a Vara do Trabalho que mais incluiu processos na pauta da Semana da Conciliação Meta 2 foi a Vara do Trabalho de Barra do Corda (371), seguida da Vara do Trabalho de Imperatriz (274) e, em terceiro lugar, a 2ª Vara do Trabalho de São Luís (213).
A Semana da Conciliação Meta 2 faz parte de um movimento nacional pela conciliação coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça. A meta é julgar todos os processos que ingressaram na justiça brasileira até 2005. No caso do TRT do Maranhão, não há processos desta data pendentes de julgamento. Mas foram incluídos na pauta processos dos anos de 2006 e 2007 e ainda foram chamados para as audiências reclamantes e reclamados que têm processo em fase de execução de qualquer ano.
“Mais importante que o julgamento do processo é a solução definitiva do conflito. Por esta razão, também incluímos na pauta os processo de execução”, informou o vice-presidente e corregedora Ilka Esdra Silva Araújo, presidente da Comissão Permanente de Conciliação.
BALANÇO ANUAL - No ano passado, foram conciliados em todas as 21 varas trabalhistas 10.060 processos. A Vara que teve maior destaque na conciliação na fase de conhecimento foi a 6ª Vara do Trabalho de São Luís, com 717 acordos. Em segundo lugar, ficou a Vara do Trabalho de Açailândia, com 712 processos conciliados e a 5ª VT de São Luís, com 688 acordos celebrados.
Na fase de execução o destaque de 2008 foi a Vara do Trabalho de Imperatriz com 350 processos conciliados, seguida da 2ª Vara do Trabalho de São Luís (194 processos) e da Vara do Trabalho de Pinheiro (126).