TRT-MA: culto ecumênico inicia programação de posse dos novos dirigentes
O culto ecumênico em ação de graças será celebrado nesta quinta-feira (17), às 10 horas da manhã, no Auditório Juiz Ari Rocha, localizado no anexo B do prédio-sede do TRT-MA, na Avenida Senador Vitorino Freire, 2001, bairro Areinha, em São Luís, como parte da programação de posse dos novos dirigentes do TRT-MA para o biênio 2016/2017, desembargadores James Magno Araújo Farias e Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, que serão empossados, respectivamente, nos cargos de presidente, e vice-presidente e corregedora. O culto ecumênico vai ser conduzido pelo padre Cláudio Mendes Corrêa, da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Cohafuma; e pelo pastor Antonio Fontes Martins, da Igreja Presbiteriana do Calhau.
Logo após o culto, haverá a apresentação do Regional Tira-Teima, grupo de choro mais antigo em atividade em São Luís. Formado por Paulo Trabulsi (cavaquinho solo), Zeca do Cavaco (cavaquinho centro), Luiz Jr (violão 7 cordas), Serra de Almeida (flauta) e Zé Carlos (percussão).
Posse - a solenidade de posse dos novos dirigentes vai ser realizada na sexta-feira (18), às 18 horas, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, localizado no andar térreo do prédio-sede do Tribunal. Os novos administradores foram eleitos, por aclamação, em sessão administrativa do Pleno do TRT realizada em 14 de outubro deste ano. O desembargador James Magno é o atual vice-presidente e corregedor do TRT-MA. A desembargadora Solange Cordeiro é a atual ouvidora substituta.
James Magno Araújo Farias – natural de São Luís, Maranhão, James Magno é Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região desde 2008. Vice-Presidente e Corregedor do TRT-MA no biênio 2014/2015. Professor Adjunto do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 1992. Ex-Diretor da Escola Judicial do TRT-MA (2009/2013). Ex-Promotor de Justiça do Estado do Maranhão (1992/1994). Especialista em Economia do Trabalho pelo Departamento de Economia da UFMA (1997). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa (2014/2015). Ex-Presidente do Conematra - Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (2013/2014). Secretário-Geral do COLEPRECOR - Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (2015/2016). Autor dos livros "Direitos sociais no Brasil"; "A toda velocidade possível: ensaios sobre um mundo em movimento" e "O labirinto silencioso".
Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro - natural de São Luís, Maranhão, a Desembargadora Solange Cordeiro é Especialista em Direito Público e Privado nas áreas de conhecimento de Direito do Trabalho, Direito Constitucional e Direito Civil, Teoria Geral do Direito, Teoria Geral do Processo, Filosofia e Sociologia; exerceu vários cargos públicos, dentre os quais o de docente em instituições de ensino de nível superior e de fiscal de rendas da Secretaria Municipal de São Luís. A Desembargadora foi classificada em segundo lugar, em 1993, no Concurso para Provimento de Cargo de Juiz do Trabalho Substituto do TRT da Paraíba (13ª Região), com nomeação no mesmo ano; aprovada em terceiro lugar para Juíza do Trabalho Substituta do TRT-MA em 1994, quando foi nomeada. Foi Juíza Titular da Vara do Trabalho de Caxias a partir de 1995 e da 4ª VT de São Luís, a partir de agosto de 2001.