TRT-MA dá continuidade às ações do Projeto Sorriso Legal
quarta-feira, 9 de Abril de 2008 - 14:46
Redator (a)
Valquíria Santana
Odontólogas do TRT falam aos alunos da UEB Maria Rocha sobre saúde bucal
Alunos da escola municipal Maria Rocha, no bairro Areinha, receberam nesta quarta-feira (09) ações do Projeto Sorriso Legal, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA), em unidades de ensino localizadas nas comunidades próximas à sede do Tribunal. Além da realização de palestras educativas sobre saúde bucal, as odontólogas distribuíram kits (escova, creme dental e fio dental) e aplicaram flúor em cerca de 180 estudantes, com idade entre 6 e 12 anos. Esta é a segunda unidade do bairro atendida pelo projeto. A primeira foi o Jardim de Infância Senador João Castelo, da União dos Moradores.
“Estamos localizados em uma área periférica, onde as crianças não têm acesso a serviços como os de saúde bucal. Seria importante que outras instituições e empresas tivessem esse olhar social que tem o TRT ao desenvolver o projeto. Com isso todos ganham: a instituição que atua e a comunidade que é beneficiada com os serviços”, disse a diretora unidade Maria Rocha, professora Miriam Passos. Ela explicou que muitos alunos se queixam de dores de dente e faltam às aulas por isso.
O projeto Sorriso Legal, idealizado pela presidência do TRT e iniciado pelo Serviço de Saúde do Tribunal, em outubro do ano passado, visa à promoção de ações de cidadania e direitos sociais, principalmente nas comunidades próximas da sede da instituição. “Hoje o tema responsabilidade social está incluído na pauta do Poder Judiciário. Esse projeto é uma prova disso”, afirma o presidente do TRT, desembargador Gerson de Oliveira.
Todos os 380 alunos do ensino fundamental da Unidade de Ensino Básico Maria Rocha, com idade entre 6 e 14 anos, matriculados nos turnos da manhã e tarde, serão atendidos pelo Sorriso Legal. Nesta quinta-feira (10) as odontólogas responsáveis pelo projeto retornam à escola para atender os alunos do turno vespertino.
As dentistas Teresa Cristina Gondim e Márcia Costa Cardoso esclarecem que o objetivo das visitas é desenvolver ações preventivas de saúde bucal. Elas orientam sobre a correta escovação e uso do fio dental, explicam o que são cáries e como evitá-las, ensinando às crianças como cada uma pode cuidar dos dentes. No final os alunos recebem aplicação de flúor.