TRT-MA dá início à campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti

terça-feira, 29 de Março de 2016 - 9:16
Redator (a)
Gisélia Castro
O juiz auxiliar da Presidência Bruno Motejunas participou da abertura da campanha no Foro Astolfo Serra
O técnico Arlindo Santos falou sobre Prevenção e Cuidados no Combate ao Mosquito

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) já deu início à campanha nacional do Judiciário de combate ao mosquito Aedes aegypti  com atividades de informação, vistoria e limpeza nos prédios das unidades da Justiça do Trabalho no Maranhão. A campanha foi oficialmente iniciada na última terça-feira (22) no prédio-sede do TRT-MA e na sede das Varas do Trabalho de São Luís, o Foro Astolfo Serra.
Segundo o juiz auxiliar da Presidência Bruno de Carvalho Motejunas, a campanha mostra o comprometimento do TRT da 16ª Região com a saúde pública. Ele disse que o plano de ações da Justiça do Trabalho no Maranhão será contínuo e inclui também vistorias na antiga sede do Foro Astolfo Serra, na praça Deodoro, e nos 15 prédios das Varas do Trabalho em Imperatriz, Açailândia, Bacabal, Balsas,  Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Chapadinha, Estreito, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Santa Inês e Timon. "O TRT está comprometido com a campanha, realizando vistorias permanentes em todos os prédio da Justiça do Trabalho e ajudando também na divulgação sobre os cuidados no combate ao mosquito". Ele explicou que o plano de ações do TRT-MA representa também a adesão à campanha nacional deflagrada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Temos que fazer um trabalho coletivo", acrescentou o magistrado ao se referir também às ações desenvolvidas pelo governo do Estado e prefeituras municipais. O  juiz auxiliar da Presidência parabenizou magistrados, servidores, terceirizados e estagiários pela adesão à campanha Justiça do Trabalho do Maranhão.
O juiz Bruno Motejunas participou da abertura oficial da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti durante atividades realizadas no Foro Astofo Serra, no último dia 22. No lançamento, a Justiça do Trabalho recebeu a visita do secretário adjunto de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Arnaldo Muniz Garcia, da Secretaria de Estado da Saúde. 
A ação foi uma iniciativa do Gabinete da Presidência e teve a parceria da Diretoria Geral, Coordenadoria de Serviços Gerais, Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações, Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, Seção de Cerimonial, Diretoria do Foro Astolfo Serra, Seção de Comunicação Social, Seção de Saúde e Setor de Gestão Socioambiental. 
A programação teve palestra com o técnico Arlindo Santos, da Superintendência de Vigilância Epidemiológica  e Sanitária do Município de São Luís (SVES), que falou sobre "Prevenção e Cuidados no Combate ao Mosquito". Santos alertou sobre a importância da participação de todos como medida eficaz de combate ao mosquito que é transmissor da Dengue, Zika e Febre Chikungunya. A palestra teve a participação de magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados da Justiça do Trabalho e foi realizada no hall do segundo andar do Foro Astolfo Serra.
VISTORIAS - Na abertura da campanha em São Luís houve a realização de vistorias simultâneas nas áreas internas e externas dos prédios-sede do TRT-MA e do Foro Astolfo Serra, na Areinha, por agentes da Vigilância Sanitária do Estado. Eles foram acompanhados por oficiais do 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL). Os agentes fizeram a aplicação de larvicida em alguns pontos mais vulneráveis dos dois prédios. 
A visita técnica na sede do TRT foi feita por duas agentes de saúde do município de São Luís, Ana Flávia Caldas e Celi Neide Pacheco. Elas foram acompanhadas pelo servidor José Ribamar Santos Batista, coordenador de Serviços Gerais, e pelo servidor Luiz Pires da Gestão Estratégica. No Foro Astolfo Serra a vistoria foi feita pelos técnicos da Secretaria de Vigilância Sanitária do Estado, dentre os quais Américo de Santos Leite e por quatro oficiais militares. Eles foram acompanhados pelo servidor Flávio Vietta Filho, chefe da Central de Mandados. 
COLABORE - Durante toda a campanha, magistrados, servidores e demais colaboradores do TRT-MA poderão identificar possíveis focos de larvas e mosquitos nas dependências da Justiça do Trabalho no Maranhão, para o efetivo combate. Os possíveis focos poderão ser fotografados e enviados à Seção de Saúde do Tribunal, por meio do WhatsApp (98)98428-2946 ou do e-mail servsaude@trt16.jus.br, a fim de que sejam prestadas as informações e esclarecimentos necessários para a devida identificação e formas de combate ao mosquito.
 

Fotos: Gisélia Castro, Flávio Vietta e Luiz Pires

2 visualizações