TRT-MA desenvolve projeto de saúde bucal na Areinha
quarta-feira, 5 de Dezembro de 2007 - 14:48
Redator (a)
Wanda Cunha
Dentista do TRT faz exame odontológico em aluno do Jardim de Infância João Castelo
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), por meio do Serviço de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (05) a ação curativa de saúde bucal, no Jardim de Infância Senador João Castelo, da União dos Moradores do Bairro Areinha. A iniciativa faz parte do Projeto Sorriso Legal, que integra o Programa Mais Cidadania, um dos cinco eixos estratégicos do Plano de Gestão do Tribunal para o biênio 2007-2009.
Desde outubro, o Projeto Sorriso Legal vem atendendo 120 crianças do Jardim de Infância, na faixa etária de três a sete anos. De lá pra cá, a equipe do TRT-MA manteve contato com a direção da escola; promoveu palestras às mães dos alunos e cadastrou os estudantes no Projeto. No final de novembro foi finalizada a fase educativa e preventiva, com apresentação de técnicas de escovação, noções educativas de prevenção de cáries; doação de escovas e aplicação de flúor.
Hoje, as dentistas Teresa Cristina Godim e Márcia Costa Ferreira Cardoso, responsáveis pelo projeto, iniciaram a parte curativa do Sorriso Legal, quando procederam a exames clínicos para preenchimento do odontograma, por meio do qual será possível diagnosticar, entre os 120 alunos, aqueles que receberão tratamento dentário curativo.
“É a primeira vez que recebemos um projeto assim na escola, um programa importante voltado para as nossas crianças, que evita cáries e incentiva o cuidado com a dentição. A gente agradece ao TRT o Sorriso Legal”, disse a diretora do Jardim de Infância, Eliana Brasil Marques.
Ana Virgínia Paixão, professora da turma de alfabetização da escola, enfatizou que o projeto Sorriso Legal é importante para as escolas e para as comunidades. “Os pais das crianças passam a ter mais cuidado com a higiene bucal de seus filhos, e as crianças que têm dentes cariados passam a receber tratamento adequado”, finalizou.
Amanhã a equipe do TRT-MA retorna à comunidade da Areinha para complementar a investigação odontológica dos alunos que ainda não passaram pelo exame. O objetivo do Projeto Sorriso Legal é promover ações de cidadania e os direitos sociais, principalmente nas comunidades próximas da sede do TRT.