TRT-MA destaca presença feminina nas unidades da Justiça do Trabalho no estado e presta sua homenagem a todas as mulheres

segunda-feira, 8 de Março de 2021 - 8:31
Redator (a)
Suely Cavalcante

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) destaca o corpo feminino que integra o quadro de magistradas (desembargadoras e juízas da primeira instância), servidoras, estagiárias e terceirizadas. Atualmente, o quadro feminino é composto por 342 mulheres, das quais três desembargadoras, 21 magistradas da primeira instância; 258 servidoras; 40 terceirizadas e 10 estagiárias. 
Embora não seja maioria, a presença das mulheres na Justiça do Trabalho no Maranhão tem sido definitiva para conquistas e avanços no estado.

Em todos os ramos do Judiciário várias homenagens estão sendo feitas. O Tribunal Superior do Trabalho (TST), anuncia a continuidade, com aperfeiçoamentos, da exposição virtual “8 de Março: a Força e a Relevância do Trabalho da Mulher”. A mostra é uma iniciativa da Comissão de Documentação e Memória do TST. No tour virtual, os visitantes podem conhecer a trajetória de reivindicações que marcaram a luta das mulheres por melhores condições sociais e econômicas, maior participação política e, sobretudo, condições equilibradas nas relações de trabalho. Além disso, a mostra relembra as conquistas históricas alcançadas nos últimos dois séculos nos diversos campos do conhecimento e do trabalho. 

EMPODERAMENTO FEMININO - No Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, várias ações tem sido realizadas para a implementação da Portaria CNJ nº 88/2020, que trata da participação institucional feminina no Poder Judiciário, bem assim o disposto na Resolução CNJ nº 255/2018, que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. As ações são realizadas pela Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, instituída pela Portaria GP 283/2020 a Comissão  Comissão Portaria GP Nº 283/2020 e pelo Grupo de Trabalho de Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário, instituído pela Portaria GP 169/2020.

HOMENAGEM - Em mensagem especial, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargador José Evandro de Souza, parabeniza a todas as mulheres maranhenses e, em especial as magistradas, servidoras, estagiárias e terceirizadas que compõe a grande família da Justiça do Trabalho no Maranhão pelo Dia Internacional da Mulher. 

Clique AQUI e leia a mensagem completa do presidente do TRT-MA, desembargador José Evandro de Sousa, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher!
 

 

100 visualizações