TRT-MA discute transtornos mentais relacionados ao trabalho
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realiza jornada nesta quinta (4/5) e sexta-feira (5/5) sobre Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho, das 8h30 às 12h, no Auditório Ari Rocha, prédio-sede do Tribunal, na Areinha.
Com esse tema a Justiça do Trabalho quer chamar a atenção da sociedade para o grave problema de afastamento do trabalho em consequência dos transtornos mentais. Houve um aumento de quase 2000%, entre 2004 e 2013, no número de auxílios-doença decorrentes de transtornos mentais relacionados ao trabalho. Os dados são do Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015 que registrou o percentual de 1964% no período de nove anos.
Em 2016, o número de trabalhadores que receberam auxílio-doença acidentário aumentou 4,67% em relação a 2015. Entre os principais casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho estão depressão, síndrome do pânico, estresse pós-traumático e o uso de substâncias psicoativas como álcool e drogas.
Jornada - No Maranhão, tema será discutido durante a 3ª Jornada de Trabalho Seguro, uma iniciativa da Comissão Regional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que tem como gestoras regionais a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, e a juíza titular da Vara do Trabalho de Chapadinha, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres. A jornada integra as atividades do Programa Trabalho Seguro, bem como faz parte da programação de adesão da Justiça do Trabalho à Campanha Nacional Abril Verde, que marca o 28 de abril em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Segundo o médico da Seção de Saúde do TRT-MA, Ércio Murilo Sousa Cutrim, o assédio moral é uma das causas dos transtornos mentais relacionados ao trabalho. Ele explica que práticas como expor o empregado a situações humilhantes, agir com rigor excessivo ou colocar apelidos constrangedores no empregado são exemplos que podem configurar o assédio moral. A questão do assédio moral no trabalho está na programação da 3ª Jornada de Trabalho Seguro. As inscrições para a Jornada podem ser feitas no site do TRT-MA, no Portal EJUD (clique aqui).
Programação da 3ª Jornada de Trabalho Seguro
Dia 4 de maio
08h20 - Credenciamento
08h30 - Abertura
09h - Apresentação de Esquete sobre Assédio Moral.
09h30 - "Assédio Moral no Ambiente de Trabalho - Efeitos Jurídicos" Juiz do Trabalho Paulo Sérgio Montalverne Frota.
10h15 - Intervalo para coffee break
10h30 - "A Doença Mental Relacionada ao Trabalho" - Dr. Wolfran Bastos - Médico do Trabalho. Auditor Fiscal do Trabalho.
11h10 - "Estresse Pós-traumático nos Contextos Laborais: Repercussões na Saúde do Trabalhador" - Drª. Carla Vaz dos Santos Ribeiro - Doutora em Psicologia Social, Professora e Pesquisadora do Mestrado em Psicologia da UFMA.
12h - Apresentação de Esquete sobre Depressão.
Dia 5 de maio
08h30 - "Formas de Adoecimento Mental do Trabalhador" - Dr.Carlos Frias - Clínico Geral, Médico do Trabalho, Mestre em Saúde Pública e Professor da UFMA.
09h20 - "Dependência de Álcool e Outras Drogas Decorrente de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho" - Dr. Ruy Palhano Silva - Médico, Psiquiatria e Saúde Mental.
10h15 - Intervalo para coffee break
10h30 - " Gestão de Fatores de Riscos Psicossociais no Trabalho: Estratégias de Prevenção de Transtornos Mentais " - Layze França Lima- Psicóloga - Gestora do Programa SESI de Gestão do Absenteísmo, Pós-graduanda em Avaliação Psicológica.
11h10 - "Gerenciando o Estresse no Trabalho" - Major Cristiane Castro da S. Luna - Psicóloga Clínica e do Trabalho, Coordenadora do Programa de Gerenciamento do Estresse Policial.
12h - Encerramento.
Com informações da Divisão de Comunicação do CSJT